SEMA apoia projeto socioambiental que recicla óleo de cozinha
31 de outubro de 2023 - 13:08
O coordenador Welington Ribeiro, da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (Codes), representou a titular Vilma Freire, da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA), em evento sobre reciclagem, ocorrido nesta segunda-feira (30), na Escola de Tempo Integral (EEMTIs) – Liceu de Banabuiú. Participaram do encontro, o presidente Lúcio, da Federação das Pessoas com Deficiência do Estado do Ceará (Fadec), representando a Secretaria da Educação (Seduc), Professora Joyce, da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede 12), e representantes da empresa Sabão Juá.
Na ocasião foi assinado um convênio de cooperação para a reciclagem de óleo de cozinha. Segundo o coordenador da SEMA, as pessoas doam o óleo para a Fadec e o Sabão Juá repassa um valor por litro de óleo recolhido. “Essa é a lógica do convênio e por isso, o apoio da SEMA. São ações desse tipo que contribuem para a sustentabilidade planetária”, disse. A partir do reaproveitamento do óleo de cozinha, será produzido o Eco Sabão Juá que contribui para que produtos como resíduos de óleo doméstico, não sejam descartados indevidamente, poluindo o meio ambiente.
De acordo com o Sabão Juá, atualmente, a empresa paga R$ 2,50 por litro de óleo e só no ano passado (2022), repassou mais de R$ 150 mil para as instituições. O Eco Juá é o projeto socioambiental da Sabão Juá, iniciado em 2016, depois de uma visita do proprietário da empresa, Assis Mangueira, a uma escola pública. De acordo com o dirigente, “o projeto está em mais de 65 cidades do Ceará, atendendo quase 80 instituições, e a ideia é, até 2024, levar a ação para todos os municípios, por meio dos Consórcio Públicos”.