SEMA e CBMCE informam sobre ações de combate à incêndios na APA do Rio Pacoti

26 de outubro de 2023 - 12:25

A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA) do Ceará e o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) informam que houve incêndios recorrentes em espaço localizado dentro da poligonal da Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Pacoti.

Mesmo sendo uma ÁREA PRIVADA, a SEMA, por meio do gestor da APA e de integrantes do Programa de Prevenção, Monitoramento, Controle de Queimadas e Combate aos Incêndios Florestais (PREVINA), junto com componentes do Corpo de Bombeiros e a Brigada de Incêndio Florestal Guerreiros do Fogo da APREMACE do Município de Aquiraz, vêm agindo desde o primeiro dia, tomando as seguintes ações:

Houve uma denúncia de incêndio no dia 15/10, um domingo, combatida pela brigada florestal do município, debelado às 20h.

Na segunda, foi realizada vistoria pela SEMA, quando foram descobertos novos focos, que foram combatidos pelo Corpo de Bombeiros.

Na terça, houve nova vistoria da SEMA, com integrantes do PREVINA, que agiram junto com os bombeiros, tendo sido apagados quase todos os focos.

Na quarta, em nova vistoria da SEMA, os bombeiros informaram que só restavam alguns troncos queimando, que iam se apagar naturalmente, sem gerar maiores prejuízos à vegetação.

No sábado e na segunda desta semana, nova denúncia de focos de incêndio. Desta forma, a SEMA trabalhou em conjunto com a brigada municipal.

Na quarta, esta mesma equipe realizou novo combate. E na tarde de hoje haverá nova vistoria para avaliar a situação.

A SEMA e o Corpo de Bombeiros informam que este período de seca – notadamente no 2º semestre, quando aumentam as denúncias – e com muitos ventos favorece a disseminação de focos de incêndio e pede para que as pessoas não joguem na floresta quaisquer elementos que possam provocar combustão.

Esclarecemos ainda que os incêndios naquela região são em múltiplos focos em locais distintos e que são debelados à medida que surgem e as brigadas de combate a incêndios são acionadas. Não se trata de um foco só que dura mais de 10 dias.

Por fim, em caso de incêndios o Corpo de Bombeiros pode ser acionado através do telefone 193.

Fortaleza-CE, 26 de outubro de 2023.