SEMA visita área de estudo para criação de mais uma UC no Cariri, em parceria com a URCA

18 de agosto de 2023 - 16:46

Equipe técnica da Célula de Conservação da Diversidade Biológica (Cedib), da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), realizou visita técnica em área de estudo para a criação de uma Unidade de Conservação (UC) no Geossítio Floresta Petrificada, entre os municípios de Milagres e Missão Velha, na Região do Cariri.

A atividade ocorrida dia 15 de agosto, foi realizada pelas técnicas da Cedib, Andréa Moreira e Halline Santos, juntamente com a equipe de professores da Universidade Regional do Cariri (Urca), Prof. Dr. Edmar Pinheiro e Prof. Dr. Nivaldo Soares, com o apoio da gestora Angélica Leite, das UCs estaduais, Área de Proteção Ambiental (APA) do Horto do Padre Cícero e Parque Estadual (PARES) do Caldeirão da Santa Cruz do Deserto.

De acordo com a técnica da Cedib, Andrea Moreira, Sema e Urca são boas parceiras e esta não é a primeira vez que trabalham juntas. “Trabalhamos nos processos que criaram a APA do Horto do Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, e PARES do Caldeirão de Santa Cruz do Deserto, no município do Crato”, informa.

Geossítio Floresta Petrificada do Cariri

Para o programa UNESCO Global Geoparks (UGGp), o Geossítio Floresta Petrificada do Cariri, guarda um tesouro paleontológico de valor incalculável, que tem especial importância para o estudo da paleobotânica e da evolução geológica. Localizado no Sítio Olho D’água Comprido, a sudeste de Missão Velha, “os atributos ambientais (vegetais fósseis, vegetação nativa, ambiente de deposição, processos geológicos e aspectos culturais) existentes na área, justificam criação de uma UC nesta área.