Ação de limpeza na Praia do Futuro dá início à programação do Junho Ambiental 2023

4 de junho de 2023 - 11:23

Na manhã deste domingo (4), na véspera do Dia Mundial do Meio Ambiente, a Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA) promoveu um Mutirão de Limpeza na Praia do Futuro, em parceira com o Grupo Pague Menos, ONG Povos do Mar, Associação dos Empresários da Praia do Futuro e SESC.

O evento, que teve como ponto de concentração a Barraca Marulho, reuniu cerca de 200 voluntários – boa parte deles de Agentes Jovens Ambientais (AJAs) – e marcou a abertura da programação do Junho Ambiental. Os voluntários receberam kits ambientais com ecobag, boné, camiseta, saco de lixo e luvas para auxiliar na limpeza. O secretário de planejamento e gestão interna da SEMA, Gustavo Vicentino, esteve presente. “A intenção é despertar a consciência ambiental nas pessoas. O tema escolhido pela ONU este ano é o combate à poluição plástica nos oceanos. Por isso, a SEMA articulou esta primeira ação, dando o exemplo”, explicou.

Ulisses Rolim, que está à frente da Coordenação de Educação Ambiental e Articulação Social (Coeas) da SEMA, informou que o Junho Ambiental acontecerá durante todos mês com atividades em mais de 100 municípios. “Por meio da educação ambiental, queremos chamar a atenção da população para a necessidade de adotar comportamentos mais sustentáveis”, informou. Durante a ação, foram recolhidos centenas de sacos de lixo, que serão descartados em local apropriado pela SEMA.