LABOMAR e SEMA reúnem-se para elaborar programa de sustentabilidade do Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio

1 de junho de 2023 - 08:27

Pesquisadores do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) da Universidade Federal do Ceará e integrantes do grupo técnico de trabalho da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Estado do Ceará (SEMA) reuniram-se, no último dia 23, para o planejamento da execução do Programa de Sustentabilidade Ambiental e Socioeconômico do Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio (PEMPRIM). O LABOMAR, com apoio da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC), foi o vencedor de concorrência nacional organizada pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO) para execução da atividade.

A iniciativa integra o Projeto GEF-MAR, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente, financiado com recursos do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), por meio do Banco Mundial, e no qual o FUNBIO atua como gestor financeiro. O GEF-MAR tem como objetivo buscar mecanismos para a sustentabilidade financeira das unidades de conservação marinhas e costeiras do Brasil. Para a realização do programa de sustentabilidade do único parque marinho do Ceará, foram disponibilizados R$ 520 mil. 

Além do programa de sustentabilidade, o LABOMAR deverá entregar como produtos o diagnóstico da pesca artesanal e da biota marinha do Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio e a elaboração e sistematização da base cartográfica (Imagem: Divulgação)

 

Representando a SEMA, estiveram na ocasião: Andréa Moreira, gestora ambiental atuante no ponto focal do GEF-MAR; Caroline Viana, engenheira ambiental que atua na articulação das unidades de conservação estaduais; Giulia Filgueiras, cientista e educadora ambiental; Vanessa Alencar, geógrafa e técnica da Célula de Conservação da Diversidade Biológica. Pela UFC, fizeram parte o Prof. Marcelo Soares, coordenador do projeto; as pesquisadoras Tatiane Martins, Tallita Tavares, Cláudia Finger, Ana Cecília Costa e Tatiane Rodrigues Carneiro, e ainda a Profª Caroline Feitosa, todas servidoras do LABOMAR.

O Parque Marinho é um local importante para a conservação marinha do Ceará e do Brasil devido a sua biodiversidade e importância para a pesca. Estou feliz em poder coordenar esse projeto com tantos colegas e em parceria com a SEMA. Nossa ideia é juntar ciência de qualidade e participação pública para subsidiar a política pública estadual”, comenta o Prof. Marcelo Soares, do LABOMAR.

ESTRATÉGIAS No encontro, foram debatidas questões estratégicas do plano de trabalho do programa de sustentabilidade a partir de seus três produtos principais: o subprograma de monitoramento da pesca artesanal, o subprograma de monitoramento da biota marinha e o subprograma de educação ambiental e visitação pública. Os participantes ainda compartilharam experiências e perspectivas sobre o tema, a fim de explorar oportunidades, resolver desafios existentes e sugerir a metodologia de execução do diagnóstico participativo. 

Como resultado da reunião, foi definida a realização de oficinas participativas que contarão com a presença dos pescadores artesanais e de outras associações locais, mergulhadores autônomos, conselho gestor do PEMPRIM e atores interessados. Os trabalhos científicos e participativos ocorrerão até o início de 2024.

Além do programa de sustentabilidade, o LABOMAR deverá entregar como produtos o diagnóstico da pesca artesanal e da biota marinha do Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio e a elaboração e sistematização da base cartográfica contendo os arquivos georreferenciados utilizados ou produzidos no âmbito das atividades previstas.

Fonte: Prof. Marcelo Soares, do LABOMAR – fone: (85) 3366 7005