SEMA participa do Seminário da RBMA em São Paulo

25 de maio de 2023 - 13:39

A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA) participa do Seminário Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA). Com o tema, “Mata Atlântica, Sociobiodiversidade e Mudanças Climáticas: Riscos e Resiliência”, o evento acontece nesta quinta-feira (25), no auditório da RBMA, m São Paulo. O secretário executivo da SEMA, Fernando Bezerra, vice-presidente do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (CN-RBMA), o órgão máximo de gestão da RBMA, representa a SEMA.

Ele também representou a presidente da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema). Bezerra é membro coordenador da Câmara Técnica da Biodiversidade do colegiado. Ele destacou a importância do seminário e o protagonismo do Ceará, apesar da Secretaria ainda ser muito recente, criada em 2015. “Quando fui nomeado em 2016, me envolvi nas várias ações da SEMA, que tanta se destacam, a exemplo da criação de Unidades de Conservação (UCs) estaduais”, contou. Também estavam na mesa, a secretária do Meio Ambiente de São Paulo, Natália Resende, e a presidente da CN-RBMA, Mary Sorage.

Durante o evento, aconteceu a solenidade de entrega do Prêmio Muriqui 2022, atualmente, reconhecido como uma das mais importantes homenagens às ações ambientais no país.

Saiba mais

No Ceará, as UCs estaduais, Refúgio de Vida Silvestre (Revis) Periquito Cara Suja, Parque Estadual do Cocó e o Parque Botânico do Ceará foram certificados como Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. Foram aprovados e homologados, dia 26 de maio de 2020, pelo CN-RBMA.