Neste sábado (25) acontece no Parque do Cocó, a Endomarcha, um alerta para os sintomas da endometriose

24 de março de 2023 - 15:01

No Março Amarelo, mês de conscientização sobre a endometriose, haverá uma passeata no sábado, dia 25, a partir das 9 horas da manhã no Parque Estadual Cocó (concentração no anfiteatro). Esse será o retorno da marcha de maneira presencial, pois durante o período de isolamento da pandemia do Covid-19, o evento estava sendo realizado de modo virtual.

A programação contará com a participação de palestrantes profissionais diversos da área da saúde especialistas em Endometriose. Às 11h, após as palestras e apresentações, acontecerá uma caminhada pelo Parque.

Contará também com a emocionante apresentação da performance da “Companhia de Dança” do Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES) da Universidade Federal do Ceará (UFC) apresentará a performance ENTRELAÇOS abordando a temática da endometriose. Essa produção integra histórias de cólica, dor, sofrimento e luta de mulheres acolhidas e escutadaspelo projeto de extensão Mulheres e Novelos. Ambos projetos são coordenados pela Profa Dra. Tatiana Zylberberg, paciente de endometriose e docente do IEFES da Universidade Federal do Ceará (UFC) que apoia as ações por meio dos programas de bolsa Prex e SecultUFC.

A Endomarcha é uma manifestação pacífica criada em 2013 para alertar a população sobre os sintomas da Endometriose. Tem como objetivo chamar a atenção dos governantes para a criação de novas políticas públicas e ampliar o atendimento pelo SUS para as mulheres com endometriose. A 10a edição acontece em 11 cidades do Brasil: São Paulo e Santos (Baixada Santista) (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Londrina (PR), Florianópolis (SC), Feira de Santana (BA), Fortaleza (CE), São Luís (MA) e Boa Vista (RR), dando ao Brasil o título de país com maior número de cidades participantes. Esse evento é uma realização do Blog A Endo e Eu, da jornalista Caroline Salazar.

Em Fortaleza, será a 7a. edição da endomarcha, coordenada por Liana Herculano, co-fundadora do Grupo de Apoio às Mulheres Portadoras de Endometriose do Ceará (GAMPECE), com o objetivo de conscientizar as mulheres dos sintomas e dos tratamentos para o convívio com a endometriose e reivindicar dos governantes a ampliação do atendimento multidisciplinar no SUS.

A endometriose é a presença de tecido semelhante ao do endométrio fora da cavidade uterina se instalando em outros locais pelve e em alguns casos também extra pélvica. Cerca de 180 milhões de mulheres no mundo têm endometriose. Em cada mulher os sintomas se manifestam de formas muitos individuais, por isso, não é necessário ter todos os sintomas para procurar um (a) ginecologista. Os sintomas mais comuns para investigar-se a possibilidade da endometriose são:

• Ciclo menstrual irregular ou com um fluxo muito mais intenso que o normal
• Dor intensa durante a evacuação ou no momento de urinar
• Sensação de fadiga durante vários momentos do dia
• Dores intestinais intensas
• Sangramento intermenstrual
• Dor intensa durante ou depois da relação sexual
• Dificuldade para engravidar

Endomarcha 2023

Quando: 25 de março de 2023
Local: anfiteatro do Parque Estadual do Cocó – Fortaleza-CE
Horário: Concentração às 9h, saída para a marcha às 11h
Inscrições: Link na bio da @aendoeeu (www.instagram.com/aendoeeu)
Patrocínio: Clínica Evangelista Torquato e Sollirium
Apoio: Grupo de Apoio às Mulheres Portadoras de Endometriose do Ceará – GAMPECE. Projeto de extensão Mulheres e Novelos IEFES-UFC. Maternidade Escola Assis Chateaubriand – MEAC. Universidade Federal do Ceará – UFC. Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida – SBRA. Prefeitura de Fortaleza. Governo do Estado do Ceará e Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima – SEMA.