SEMA e Cagece celebram o Dia Mundial da Água com plantio de espécies nativas no Parque Estadual das Águas

22 de março de 2023 - 18:51

Para celebrar o Dia Mundial da Água, 22 de março, a Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA) preparou uma programação especial. A primeira grande atividade aconteceu no início desta manhã, na Área de Preservação Permanente (APP), às margens do açude Pacoti – Riachão, inserida na poligonal da Unidade de Conservação (UC) Parque Estadual das Águas. Antes a área foi limpa para em seguida realizar o plantio de mudas de espécies nativas.

A Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social (Coeas/SEMA) ficou a frente da ação de plantio e contou com a participação de integrantes do programa Agente Jovem Ambiental (AJA) e de colaboradores da SEMA. Para Ulisses Rolim, da Coeas/SEMA, foi uma satisfação a parceria com a Cegece e mais ainda, viver a experiência, como educador ambiental, de observar o sorriso estampado no rosto suado dos jovens. “Ações assim, onde botamos o pé na lama e a mão na terra, emocionam e marcam. Para muitos jovens foi a primeira vez que plantaram uma árvore”, revelou.

De acordo com a engenheira ambiental, Suelen Araújo, da Cagece, a ação foi pensada pela importância da data e do tema e a área escolhida, por ser muito fundamental para o abastecimento da Região Metropolitana de Fortaleza, trata-se do Complexo Riachão, Gavião e o Pacoti. “Daí, a grande importância de manter toda essa mata ciliar em torno do recurso hídrico que além de garantir a biodiversidade, vai garantir a qualidade de água e a otimização do tratamento”, disse. “Se cada um fizer um pouco da sua parte, podemos contribuir muito para o meio ambiente”, completou.

Dia Mundial da Água

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU) o Dia Mundial da Água é comemorado com o propósito de conscientizar e inspirar ações para enfrentar a crise global de água e saneamento, “em que 2 bilhões de pessoas ainda vivem sem acesso à água potável”. A data foi estabelecida em 1992,durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento ou Rio 92, na Capital do Rio de Janeiro e foi comemorada pela primeira vez em 1993.