Com uso de VANT, técnicos da Sema e Semace iniciam estudo das feições morfológicas da Lagoa de Jijoca

20 de março de 2023 - 15:16

Técnicos da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), da Superintendência Estadual do Meio Ambiente ( Semace) e do Programa Cientista chefe Meio Ambiente, iniciam estudo técnico na Lagoa de Jijoca. De acordo com Lucas Barreira, da Coordenadoria de Diversidade Biológica (Cedib/Sema), a equipe mapeou as feições morfológicas do entorno do recurso hídrico inserido na poligonal da Unidade de Conservação (UC) estadual, Área de Proteção Ambiental (APA) da Lagoa de Jijoca.

O mapeamento foi feito com o uso do Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT), pertencente à Sema. “O emprego VANT permite realizar satisfatoriamente o mapeamento das feições morfológicas com detalhes, inclusive nas áreas de acesso mais difícil”, informa Barreira. Este foi o primeiro voo da aeronave remotamente pilotada e pertencente à Sema. Participaram do grupo de trabalho, além do técnico da Cedib/Sema, a articuladora de UC da Sema, Carol Viana, e os técnicos da Semace, Rodrigo Lucena e Ana Leônia.

APA da Lagoa de Jijoca

A APA da Lagoa de Jijoca, criada por meio do Decreto Estadual nº 25. 975, de 10 de agosto de 2000, abrange uma área de 3.995,61 ha nos municípios de Cruz e Jijoca de Jericoacoara. Tem como principais objetivos: proteger as comunidades bióticas nativas e os solos; garantir a conservação de remanescentes da mata aluvial, dos leitos naturais das águas pluviais e das reservas hídricas e demais ecossistemas; proporcionar à população regional métodos e técnicas apropriadas ao uso do solo, de maneira a não interferir no funcionamento dos refúgios ecológicos, assegurando a sustentabilidade dos recursos naturais; ordenar o turismo ecológico, científico e cultural, e das demais atividades econômicas compatíveis com a conservação ambiental; desenvolver, na população regional, uma consciência ecológica e conservacionista.