Sema realiza no distrito de Preá, em Cruz, a segunda oficina sobre gestão compartilhada do Parque Nacional de Jericoacoara
17 de março de 2023 - 15:26
Dando continuidade às oficinas sobre a gestão compartilhada do Parque Nacional (PARNA) de Jericoacoara, nesta manhã de sexta-feira (17), a titular Vilma Freire, da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), abriu o segundo encontro, dessa série de oficinas, ocorrido no distrito de Preá, no município de Cruz. Ela agradeceu a participação de todos destacando o interesse do Estado em ouvir as propostas da sociedade. “Estamos aqui para escutar, entendendo que o processo legítimo é aquele que é feito por várias mãos e onde todos são ouvidos”, disse.
A secretaria Vilma recordou um pouco do histórico do surgimento da ideia da gestão compartilhada do Parque. Ela relembrou que o Governador Elmano, ao tomar conhecimento do teor do edital de concessão da Unidade de Conservação (UC) federal à iniciativa privada, ele reagiu e solicitou a suspensão do mesmo. “Agiu imediatamente, procurou o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e agiu politicamente para que fosse dado um freio na situação”, relatou. “Por isso estamos aqui, juntos, de forma participativa”, afirma.
Presente ao encontro, o Prefeito Jonas Muniz, do município de Cruz, lembrou que as oficinas vão exigir muito cuidado e atenção dos participantes e um momento no qual os munícipes têm a palavra. “Você vai concordar ou discordar, mas se você discordar, você vai ter que mostrar o outro caminho. Se errarmos, nós é que vamos pagar a conta”, disse. Na ocasião, Muniz defendeu que o Governo do Estado implante a fiscalização no Aeroporto Internacional de Jericoacoara, que fica em Cruz. “Assim, o nosso turista internacional vem direto para cá”, concluiu.
Jonas Dezidoro, secretário executivo do Turismo do Estado do Ceará, destacou que o protagonismo das oficinas é de cada um dos participantes. “Quem vai falar são vocês”, afirmou. E dando continuidade ao relato da secretária Vilma, sobre o edital de concessão, ele informou que agora que o o Governo conseguir suspender o processo, vai ter que apresentar, no prazo de 60 dias, uma outra alternativa. “Não basta suspender, é preciso apresentar uma nova propostas”, declara. O ciclo de oficinas sobre a gestão compartilhada do Parque Nacional de Jericoacoara termina nesta sexta-feira, dia 17 de março, em Jijoca de Jericoacoara.
Gestão compartilhada
O modelo de gestão compartilhada de UC tem por objetivo unir esforços da gestão pública com atores sociais e instituições locais, ampliando a capacidade gerencial da UC, fortalecendo a gestão da mesma e, visando garantir a proteção e conservação da biodiversidade, turismo ecológico, educação ambiental e valorização das comunidades tradicionais.