Sema promove seminário no Dia Estadual  de Conscientização sobre Mudanças Climáticas

16 de março de 2023 - 19:14

A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) promoveu o  seminário virtual “Panorama das Mudanças Climáticas no Ceará”, com a participação de  três especialistas no tema – a   advogada, Tarin Frota Mont’Alverne, o presidente da Funceme, Eduardo Sávio, e o presidente da Fundação Cepema, Adalberto de Alencar.  Transmitido pelo YouTube da Sema e disponível no link https://www.youtube.com/semasecretariadomeioambiente, o evento comemorou o  Dia Estadual e o Dia  Nacional de Conscientização sobre Mudanças Climáticas,  celebrados nesta quinta-feira, 16 de março.

Impossibilitada de comparecer por estar cumprindo agenda fora da Capital, a titular da Sema, Vilma Freire, enviou vídeo um dirigido a todos os participantes e  no qual afirma que o momento é de reflexão sobre nossas ações.  “O desafio é grande e a SEMA, consciente dos impactos provocados pelas mudanças  climáticas, vem tomando medidas para que o Estado se torne cada vez mais resiliente ao problema e reduzindo assim as consequências ambientais, sociais e econômicas que o fenômeno provoca”, disse.

Tema urgente

O Secretário Executivo de Planejamento e Gestão, da Sema,  Gustavo Vicentino, abriu o encontro e reafirmou a urgência e o compromisso da Secretaria com a questão climática,  fundamental para o desenvolvimento sustentável do Ceará. “Nosso compromisso é de concluir muito em breve, o inventário de emissão dos gases do efeito estufa  (GEES), atualização da legislação concernente ao tema e a aceleração da transição energética”, afirmou.

Em seguida a advogada, Tarin Frota Mont’Alverne, doutora em Direito Internacional do Meio Ambiente,  e integrante da equipe Cientista Chefe Meio Ambiente Sema/Semace/Fucanp, proferiu palestra. Ela falou dos principais compromissos da 27ª Conferência do Clima da ONU e Conferência das Nações Unidas sobre Biodiversidade (COP15). “Precisamos agir localmente, mas sempre buscando entender toda essa dinâmica das conferências internacionais”, destacou.

O segundo  painel coube ao Presidente da Funceme, Eduardo Sávio. Ele  frisou muito bem a questão da governança territorial. “É preciso pensar políticas públicas transversais e trabalhar de forma articulada com todas as áreas”, disse em sua palestra sobre desmatamentos, queimadas e desertificação. Sávio além de  presidente da Funceme, é professor Adjunto da Universidade Federal do Ceará e professor colaborador na Pós-graduação em Clima e Energia da Universidade Estadual do Ceará.

Adalberto Alencar, Presidente da Fundação Cepema,  o terceiro palestrante do dia, trouxe o tema, “Experiências Internacionais do Mercado de Carbono Social”. Ele  contou que  de 1981 aos dias atuais,  todo o esforço que a humanidade tem feito, no combate às emissões de GEES, não está apresentando  resultados positivos,  “apesar de toda a produção científica, ser suficiente para não permitir  a situação que vivemos hoje”. Alencar trabalha,  cerca de 40 anos, com Agricultura Agroecológica.

As palavras de encerramento do seminário virtual “Panorama das Mudanças Climáticas no Ceará”, ficou por conta do secretário executivo da Sema, Fernando Bezerra. Ele fez uma reflexão, na qual afirmou que é preciso olhar o tema climático com união. “Precisamos nos unir para refletir sobre o assunto, mais rápido do que nunca e  temos que saber fazer escolhas conscientes e inteligentes. Pensar em produção e consumo mais sustentáveis, procurando preservar nossa fauna e flora”, afirmou.