Sema inicia em Camocim, a série de oficinas sobre a gestão compartilhada do Parque Nacional de Jericoacoara

16 de março de 2023 - 20:23

A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA) promoveu a primeira de uma série de três oficinas para discutir, de forma participativa, a gestão compartilhada do Parque Nacional (PARNA) de Jericoacoara. Durante o encontro ocorrido na tarde desta quinta-feira (16), no Distrito de Guriú, em Camocim, a secretária Vilma Freire frisou que o Estado não tem interesses financeiros na gerência do PARNA, mas garantir a proteção do patrimônio natural. “Não viemos aqui para apresentar projetos, nós viemos para ouvir”, disse.

A expectativa da Prefeita Maria Elizabete Magalhães, do Município de Camocim, é que todos unam esforços e deixem uma contribuição. “Que possamos trabalhar na perspectiva do hoje, mas lembrando que esse é um patrimônio que vamos deixar para nossos filhos e nossos netos”, afirmou. Também participaram da oficina, Antônio Carlos Freitas, representando a Secretária da Articulação Política do Governo; o Deputado Estadual Sérgio Aguiar; o Secretário Executivo, Igor Pinho, da Secretária do Turismo do Estado; e Ulisses Costa, assessor especial do superintendente da Semace.

Gestão compartilhada

O modelo de gestão compartilhada de Unidades de Conservação (UC) tem por objetivo unir esforços da gestão pública com atores sociais e instituições locais, ampliando a capacidade gerencial da UC, fortalecendo a gestão da mesmae, visando garantir a proteção e conservação da biodiversidade, turismo ecológico, educação ambiental e valorização das comunidades tradicionais.