Feira Agroecológica no Parque do Cocó ocorre neste sábado

16 de março de 2023 - 16:07

A 52ª edição da Feira Agroecológica no Parque ocorrerá neste sábado (18), de 7h às 12h, na Área Adahil Barreto, do Parque Estadual do Cocó. A população de Fortaleza pode adquirir produtos orgânicos certificados, provenientes da agricultura familiar e do Sistema Prisional do Ceará. As mulheres da Cooperativa Prato Colorido, do Conjunto Palmeiras, cuidam do espaço gastronômico, onde frequentadores podem degustar pratos regionais saudáveis, a exemplo do cuscuz, bolos, tapiocas e pães, acompanhados de café e suco.

A titular da SEMA, Vilma Freire, lembra que as feiras de agroecologia são um “incentivo importante às vendas diretas da agricultura familiar, gerando uma relação de mercado solidária, sem atravessadores, com geração de renda e trabalho local e, por meio do cultivo orgânico, preservando nossos ecossistemas”. Ela lembrou que esta semana aconteceram duas datas importantes: Dia Mundial do Consumidor (15) e Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, e que as feiras também “se inserem neste contexto de novas relações comerciais, baseadas na qualidade e na sustentabilidade dos produtos”.

A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA) informa que, mesmo em caso de chuva, os consumidores poderão fazer suas compras com tranquilidade e sem medo de se molhar, devido a estrutura recentemente montada com uma grande barraca que abriga, ao mesmo tempo, os feirantes e os consumidores, garantindo mais conforto para todos os frequentadores do espaço.

A Feira Agroecológica no Parque é uma realização da Fundação Cultural Educacional Popular em Defesa do Meio Ambiente (Cepema) e Rede EcoCeará. Conta com o apoio da SEMA, da Secretaria da Administração Prisional (SAP) e da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA). Segundo Adalberto Alencar, presidente da Cepema, os produtos orgânicos comercializados no Adahil são cultivados com um sistema de produção que combina as melhores práticas ambientais com a preservação dos recursos naturais, respeitando os ciclos da natureza.

SERVIÇO:

50ª edição do ano da Feira Agroecológica no Parque

Data: 11 de março de 2023 (Sábado)

Horário:7h

Local: Parque Estadual do Cocó – Área Adahil Barreto

Endereço: Rua Major Virgílio Borba, 177, Dionísio Torres, Fortaleza – CE.