Estão abertas as inscrições  para o programa Auxílio Catador Edital 2023

31 de janeiro de 2023 - 20:27

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) informa que nesta quarta-feira, 1º de fevereiro, começam as inscrições para o Programa Auxílio Catador 2023 (PAC – 2023). Serão 3.655 vagas, conforme previsto no Edital nº 01/2023 – SEMA publicado no Diário Oficial do Estado de 31/01/2023. De acordo com a titular da SEMA, Vilma Freire, um aumento significativo, cerca de 28%. “No ano de 2020, foram habilitados 1.342 catadores, vinculados a 48 associações de materiais recicláveis, e até o ano de 2022, foram 2.858, vinculados a 77 associações de materiais recicláveis de 90 municípios”, disse.

A Secretária também destaca que  os catadores, anteriormente, participantes do programa  (2021 e 2022), deverão fazer novo cadastramento. “As inscrições acontecerão em formato exclusivamente virtual”, informa. O link para acesso está disponibilizado no site da Sema (www.sema.ce.gov.br). Só deverão se inscrever nesta nova edição do Auxílio Catador, aqueles catadores integrantes de associações ou cooperativas e que estejam inscritos noCadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

De acordo com o novo edital, assim como nos anteriores, o auxílio financeiro mensal corresponde a ¼ (um quarto) do salário mínimo vigente,  mediante comprovação, por meio de declaração expedida pela associação ou cooperativa a que pertence o catador beneficiado, atestando o cumprimento da demanda mensal de 500kg de materiais recicláveis coletados.

Todas as informações e regras para participar do edital 2023 encontram-se no link abaixo.

Acesse: Edital

Faça sua inscrição aqui

Em caso de dúvidas ou para mais informações, favor contatar a Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (CODES), através do e-mail auxiliocatador@sema.ce.gov.br  ou pelo telefone (85) 3108 2777.

 

Sobre o programa

O Governo do Ceará, frente ao cenário de graves consequências sociais, econômicas e ambientais, no período de pandemia da COVID 19, aprovou a lei nº 17.256, 31 de julho de 2020, instituindo o programa estadual de reforço à renda decorrente da prestação de serviços ambientais no Estado. O objetivo era a implementação coordenada de ações sociais e ambientais, no intuito de proporcionar aos catadores cearenses o apoio governamental necessário, inclusive financeiro, a fim de que pudessem enfrentar as adversidades, durante aquele período de calamidade pública.

Em contrapartida a esse apoio, buscou-se dos catadores  o incremento de atividades relativas à coleta seletiva e tratamento dos resíduos sólidos, para processos de reutilização e reciclagem de materiais recicláveis. Como principal ação do Programa, o pagamento pela SEMA de auxílio financeiro, no valor de 1/4 (um quarto) do salário-mínimo, aos catadores associados ou cooperados do Estado.  Contribuindo assim, para a mobilidade social dos catadores, fortalecimento do  associativismo na categoria; ampliação do volume de materiais recicláveis e complementação e aumento da renda  dos mesmos.

Programa permanente

Em 30 de dezembro de 2020, o Governo do Ceará publicou a Lei nº 17.377, tornando o programa permanente, garantindo a continuidade do pagamento desses benefícios, que demonstraram-se extremamente importantes no sentido de reconhecer o trabalho da categoria dos catadores.

Além disso, o governo do Ceará destinou à SEMA R$ 1.485.000,00 para compra de 73 prensas (hidráulicas) enfardadeiras e 73 carros modernos para coleta e beneficiamento de resíduos sólidos direcionados às associações com beneficiários do programa Auxílio Catador. Os equipamentos já foram entregues.