Feira Agroecológica no Parque consolida sucesso e chega à 45ª edição neste sábado

26 de janeiro de 2023 - 16:49

 

Neste sábado (28), tem mais uma edição da Feira Agroecológica no Parque, na Área Adahil Barreto, da Unidade de Conservação (UC) Parque Estadual do Cocó. A iniciativa  reúne  produtores e feirantes que comercializam, semanalmente, de 7h às 12h,  produtos orgânicos certificados e originários da agricultura familiar e  sistema  prisional do Ceará. Realização da Fundação  Cultural Educacional Popular em Defesa do Meio Ambiente (Cepema) e Rede EcoCeará, conta com o apoio das  Secretarias do Meio Ambiente (Sema), Administração Prisional (SAP) e Desenvolvimento Agrário (SDA).

De acordo com a titular  Vilma Freire, da Sema, o espaço, gradativamente,  vem conquistando os visitantes do parque e vai além da simples comercialização. “Tornou-se um ponto de encontro sobre orgânicos e culinária, é um projeto de educação ambiental e conservação da biodiversidade, representa um apoio à cadeia de produção, ao trabalhador rural, ao meio ambiente e à saúde do consumidor”, afirmou. Além da venda de produtos livres de agrotóxicos, enriquecem também a feira, o  trabalho do grupo de mulheres do Prato Colorido, do Centro de Nutrição do  Conjunto Palmeiras e a feirinha de economia popular.

Adalberto Alencar, presidente da Cepema, lembra que esta será a 45ª edição da feira inaugurada em 2021. “Estamos trabalhando para criar o circuito de feiras orgânicas em Fortaleza e em outros municípios, especialmente em UCs estaduais, com o propósito de incentivar a agroecologia, o consumo de produtos orgânicos, a agricultura familiar e a segurança alimentar”, disse.  Esse mesmo modelo de comercialização de  produtos orgânicos também acontece no Shopping RioMarKennedy.

Qualidade 

A produtora, Isaele Viana, de Capistrano, comercializa parte da sua produção na feira do Adahil. Ela conta quea receptividade dos produtos  tem sido muito boa e sempre recebe elogias quanto à qualidade. “Issome deixa feliz, pois entendo que estou ajudando o cliente e sendo responsável ao entregar um  bom  orgânico”, revelou. Izaela trabalha  com agricultura  e economia solidária desde muito jovem e disseainda, que acompanha a crescente procura, por parte das pessoas, por alimentos saudáveis. Ela comercializa tomate cereja, alface americana, crespa,  roxa e couve manteiga.

Segundo a engenheira agrônoma, Viviane Gomes, da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (Codes), e ponto focal da feira no âmbito da Sema, “a tendência é que esse tipo de consumo atraia cada vez mais pessoas e  que alguns mitos referentes ao tema, já estão sendo desfeitos, a exemplo do preço para aquisição de orgânicos, que  na sua  maioria, já são compatíveis com os preços  da feira convencional e até mesmo  dos supermercados”.

 

SERVIÇO:

Primeira  edição do ano da Feira Agroecológica no Parque
Data:14 de janeiro de 2023 (Sábado)
Horário: 9h
Local:  Parque Estadual do Cocó –  Área Adahil Barreto

Endereço: Rua Major Virgílio Borba, 177, Dionísio Torres, Fortaleza – CE.