Sema promove primeira capacitação para gestores de viveiros estaduais

20 de janeiro de 2023 - 16:30

A Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio) da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), por meio da Célula de Políticas de Flora (Ceflor), promoveu, nesta quinta-feira (19), capacitação para equipe técnica de gestores de viveiros públicos do estado do Ceará. A iniciativa ocorre no âmbito do Acordo de Cooperação Técnica celebrado entre SEMA e Universidade Estadual do Ceará (UECE). O curso aconteceu no Centro de Referência Ambiental do Parque Estadual do Cocó e foi ministrado pelo Prof. Dr. Eliseu Lucena, do Curso de Ciências Biológicas (CCB) do Centro de Ciências da Saúde (CCS), da UECE.

E acordo com o técnico da Ceflor, Christopher Morais, na programação atividades de preparação de exsicatas. “Ou seja, coleta e condicionamento de partes de ramos com folhas, flores e frutos objetivando a identificação botânica das espécies”, explica. “Aprenderam também como identificar as matrizes, aquelas árvores que subsidiarão a coleta de sementes para a produção de mudas”, completa. Morais e biólogo da Ceflor, Lucas Silva, foram os responsáveis pela articulação que propiciou a realização do curso que foi realizado em duas etapas, uma teórica pela manhã e uma prática, no período da tarde.

O técnico Lucas informou que na parte teórica foi lecionado sobre noções básicas de nomenclatura botânica, chaves de Identificação Botânica, técnicas de coleta e herborização de fungos, algas, briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas. “Já na parte prática, os participantes, juntamente com o ministrante, coletaram nas trilhas, ramos de árvores e gramíneas, em estado reprodutivo (flor e fruto), prensaram, identificaram as espécies e aprenderam a manusear o GPS”, explanou.

A capacitação contou com participação de técnicos do Instituto do Meio Ambiente de Morada Nova (IMAMN), Instituto do Meio Ambiente de Santa Quitéria (IMASQ), Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Acopiara, Secretaria do Meio Ambiente de Cruz, Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Ceará e discentes do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Ceará integrantes dos laboratórios de Ecofisiologia vegetal (ECOFISIO) e do Laboratório de Botânica (Labotan).

Sobre a Ceflor

A Célula de Políticas de Flora (Ceflor) integra a Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio) da SEMA, desenvolvendo projetos e atividades no âmbito do Programa Ceará Mais Verde, e possui as seguintes competências: implementar a Política Florestal Estadual; implementar projetos e pesquisas voltados ao reflorestamento e/ou recuperação florestal no Estado do Ceará; normatizar as autorizações para a realização de pesquisas relativas à flora, nas Unidades de Conservação Estaduais; IV – apoiar técnica e administrativamente o funcionamento do Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga (RBCA); apoiar técnica e administrativamente o funcionamento do Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA) e elaborar e atualizar o Inventário Florestal.