Secretária do Meio Ambiente participa do lançamento da primeira molécula de Hidrogênio Verde produzida no Brasil

20 de janeiro de 2023 - 10:47

Secretária do Meio Ambiente do Ceará, Vilma Freire, esteve presente na tarde desta quinta-feira (19), no lançamento da geração de primeira molécula de Hidrogênio Verde (H2V) do país. Ocorrido no Complexo Termelétrico do Pecém (UTE Pecém), em São Gonçalo do Amarante, o evento contou com a participação do governador Elmano Freitas, o ministro de Minas e Energia do Brasil, Alexandre Silveira e inúmeras autoridades dos setores público e privado. Para Vilma, H2V é um componente muito importante para o futuro neutro em carbono do Planeta. “Um grande passo que posiciona nosso Estado na vanguarda que busca acelerar a transição energética”, disse.

Para o governador Elmano, foi um dia histórico e que de mãos dadas com o setor privado, o Ceará produziu a primeira molécula de H2V do país. “Juntos, vamos desenvolver a possibilidade de termos uma grande indústria de hidrogênio verde para o Brasil e para o mundo”, declarou. O H2V é produzido com eletricidade oriunda de fontes de energia limpas e renováveis, como as de matriz hidrelétrica, eólica, solar e provenientes de biomassa, biogás etc. Ou seja, ele é carbono zero: obtido sem emissão de monóxido de carbono (CO).

O ministro Alexandre Silveira destacou que o hidrogênio verde é uma das fortes apostas do novo Governo Federal. “A agenda de transição energética terá absoluta prioridade, pela importância dessa agenda para o desenvolvimento social, econômico e industrial do nosso país. Além de fazer parte nossa contribuição internacional da redução das emissões de gases de efeito estufa nos âmbitos do Acordo de Paris”, afirmou o ministro.

Saiba mais

Com investimento de R$ 42 milhões, a unidade instalada no Complexo do Pecém é a primeira do Ceará, da América Latina e a primeira do grupo empresarial português EDP. Trata-se de uma etapa inicial e estratégica do desenvolvimento do projeto piloto de H2V no Complexo Termelétrico do Pecém (UTE Pecém), em São Gonçalo do Amarante, que tem à frente a EDP Brasil e parceiras estratégicas.