Secretaria do Meio Ambiente conversa com jovens em encontro promovido pelo Unicef

18 de janeiro de 2023 - 08:22

A titular da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA),Vilma Freire, participou na tarde desta terça-feira(17), do encerramento do Encontro Estadual de Adolescentes pelo Clima.   A roda de conversa  sobre mudança climática com adolescentes indígenas e quilombolas de 29 municípios do Ceará, foi promovida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e ocorreu  no Parque Estadual do Cocó, Unidade de Conservação (UC), sob a gestão da SEMA. Na ocasião, os jovens presentearam Vilma Freire com uma muda de Timbaúba, espécie nativa do bioma Caatinga.

A Secretária fez questão de deixar registrado o comprometimento e a disposição da SEMA, para com o projeto dos jovens e para com o tema Mudança Climática. Afirmou que está “totalmente” à disposição do  projeto. “Até bem pouco tempo a agenda ambiental estava esquecida pelo  governo anterior, mas agora,  iniciamos um novo momento,  tanto que o nome do ministério é Meio Ambiente eMudança Climática”, disse.

Selo Unicef 

Também participaram do encerramento, a  coordenadora de implementação, Amélia  Prudente, e o coordenador de adolescentes, Nilton Silva, ambos do Selo Unicef, no Ceará, Piauí  e Rio Grande do Norte. Essa ação faz parte da agenda do Selo Unicef (edição 2021-2024), ao qual 183 municípios cearenses aderiram. O selo é uma iniciativa para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira. No Ceará, é implementado pela Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará (APDMCE).

Saiba mais

O evento no Parque Estadual do Cocó, coincidentemente, ocorreu na mesma tarde, na qual a ministra Marina Silva, do Meio Ambiente e Mudança Climática, durante o Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suiça, defendeu o reposicionamento do Brasil na cena mundial e o compromisso do país com a sustentabilidade no contexto das mudanças climáticas.

Parque Estadual do Cocó

O Parque Estadual do Cocó, com área de 1581,29 hectares, é o maior parque natural em área urbana do Norte/Nordeste e o quarto da América Latina, sendo o maior fragmento verde da capital cearense, com extenso manguezal e dunas milenares no entorno. Com mais de 2 km de trilhas interligadas, essa área é ideal para quem quer praticar esportes e contemplar a natureza.