As férias continuam e o Viva o Parque também, com variadas e divertidas opções de lazer

13 de janeiro de 2023 - 13:54

Na manhã deste domingo (15),   em cinco, das 39 Unidades de Conservação (UCs),  estaduais, acontece mais uma edição do Viva o Parque:  na Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) do Sítio Curió,  na Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Maranguapinho e  no Parque Estadual do Cocó, em Fortaleza; no Parque Estadual Botânico do Ceará; e no Crato, na Área de Relevante Interesse Ambiental (ARIE) Riacho da Matinha. O projeto é  uma realização do governo do Ceará por meio da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA).

As atividades gratuitas de educação ambiental, práticas esportivas, lazer e recreação, contemplam todas as idades e propiciam  à população cearense, oportunidades de reaproximar-se da natureza. Tem arvorismo, massoterapia, zumba, aeróbica, dança de salão, Tai Chi Chuan, yoga, brincadeiras tradicionais (bola de gude, peão, pipa, elástico, pega-pega, ciranda), jogos coletivos, apresentações culturais e artísticas, contação de histórias, trilhas ecológicas, oficinas de pintura facial e outras.

Além das atividades oferecidas no âmbito do Viva o Parque, as UCs oferecem espaços para a realização de piqueniques, aniversários e confraternizações entre familiares e amigos em meio a rica biodiversidade das áreas protegidas. No Cocó e na ARIE do Sítio Curió, por exemplo, tem o  Bosque do Bom Viver com minicampo de golfe, cancha de bocha e mesas para jogos de dama e de xadrez. O arvorismo do Cocó também acontece aos sábados e feriados, nos horários das 8h às 12h e das 14 h às 17h. Para a prática do esporte é necessário gozar de boa saúde, ter altura acima de 1,50m e peso máximo de 100kg.

Passeio de barco

No Parque do Cocó, tem também a opção, no horário de 8h às 13h, de navegar pelas águas do  Cocó e curtir Fortaleza a partir das belezas naturais do rio cercado de rica fauna e flora. Tem viagem  de 20 minutos, de uma hora e dez minutos e outra de duas horas. Nestas duas últimas, o capitão do barco, Tenente Araújo, faz uma paradinha ao lado da ponte da Sabiaguaba para um “bom banho de rio”. É importante destacar que para fazer os dois passeios mais longos, é preciso agendamento prévio por meio do telefone(85) 98527.8216.

No Crato, o primeiro município do interior do Ceará a receber o projeto, que acontece no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcante, na ARIE Riacho da Matinha. No Botânico, além de todas as atividades do Viva o Parque, o público ainda pode passear nos pedalinhos do lago e curtir uma boa refeição em família, na área dos quiosques, ao lado do espelho d’água. O Botânico tem 6 km de trilhas em meio a uma exuberante natureza. Na APA do Maranguapinho, facilitadores qualificados e com vivência em trabalhos voltados para a criançada coordenam as atividades.

 

SERVIÇO: Projeto Viva o Parque

Parque Estadual do Cocó
Dia: Todos os domingos
Horário: de 7h às 12h
Endereço: Avenida Padre Antônio Tomás, S/N, Fortaleza.

Parque Estadual Botânico do Ceará
Dia: Todos os domingos
Horário: de 9h às 13h
Endereço: CE 090, rodovia que dá acesso às praias de Icaraí, Tabuba, Cumbuco e Cauípe, em Caucaia.

ARIE do Sítio Curió
Dia: Todos os domingos
Horário: de 8h às 12h
Endereço: Av. Prof. José Arthur de Carvalho, s/n, em frente a Naturágua, na Lagoa Redonda, em Fortaleza.

APA do Rio Maranguapinho
Dia: Todos os domingos
Horário: de 8h às 12h
Endereço: Cruzamento das ruas Beira Rio e Monte Pascoal, no Canindezinho, próximo à EEEP Darcy Ribeiro, em Fortaleza.

ARIE Riacho da Matinha
Dia: Todos os domingos
Horário: de 8h às 12h
Endereço: Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcante, no município de Crato.