SEMA recebe prêmio da Associação Nacional de Catadores

20 de dezembro de 2022 - 11:41

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA) foi um dos órgãos governamentais homenageados na solenidade da entrega de prêmios da Expocatadores 2022, que aconteceu no dia 12 de dezembro, em São Paulo-SP, organizada pela Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT). Nesta terça (20), às 11h, na sede da SEMA, diretores da Rede de Catadores de Materiais Recicláveis do Estado do Ceará, presidida por Cícero Nascimento, entregaram pessoalmente ao titular da Secretaria, Artur Bruno, o prêmio “Selo Amigo dos Catadores”.

O governo do Ceará destaca-se nacionalmente pela parceria no envio de informações, assinatura de acordos, termos de cooperação e protocolos de intenções com representantes da categoria. O levantamento feito pela SEMA sobre as associações e cooperativas de catadores no Estado irá compor o Atlas da Reciclagem 2022, de caráter nacional,organizado pela ANCAT,informa Renata Martins, técnica da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável da SEMA.

Outro motivo da cessão da comenda foi a criação do Auxílio Catador, uma iniciativa pioneira em termos de Nordeste. “Só o Ceará e Minas Gerais possuem este benefício para os catadores, pago de forma contínua, pela prestação de serviços ambientais”, informa Bruno. “Temos a certeza de que estas iniciativas vão fortalecer ainda mais a organização e o trabalho dos catadores de materiais recicláveis”, finalizou.