Parque Estadual Marinho completa 25 anos, ganha sede e reconhece parceiros

6 de dezembro de 2022 - 09:39

O governo do Ceará, por meio  da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), inaugura nesta quarta (7), às 9h, a sede do Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio e o Espaço de Educação Oceânica. O local, é um contêiner reaproveitado instalado na Área Adahil Barreto, no Parque Estadual do Cocó (rua Major Virgílio Borba, 177 – Dionísio Torres). “Nossa intenção é que  funcione ao mesmo tempo como área administrativa, divulgação da Unidade de Conservação (UC) estadual e como espaço de educação ambiental para tratar sobre a importância da preservação da fauna e da flora do mar”, explica Artur Bruno, titular da SEMA.

Criada  em setembro de 1997, a Pedra da Risca do Meio acaba de completar 25 anos.  Trata-se da única UC totalmente marinha do Estado do Ceará, com uma área de 4.790,16 hectares (ou 47,90 km²) e distante 10 milhas náuticas  (aproximadamente 18,5 km) do Porto do Mucuripe, em Fortaleza, na direção 60°NE. “Local de recifes com profundidade entre -18 m e -29 m e de significativa diversidade de peixes, tubarões, quelônios, cetáceos, corais, esponjas e demais espécies, o parque é um refúgio biológico de grande valor”, afirma Bruno.

A proteção e conservação desse refúgio e de toda a sua biodiversidade, contou e conta com o trabalho, apoio e parceria de muitas pessoas, por isso  além da solenidade inaugural da sede da Unidade de Conservação, sete personalidades serão agraciadas com a placa Amigos do Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio. São eles:

1. pescador artesanal, Sebastião da Silva Ramos (Seu Sebastião);

2. diretora da Colônia de Pescadores Z-8 e responsável pela Rede de Mulheres Marisqueiras do Ceará, Maria Cristina de Sousa Paula;

3. biólogo Marcelo Oliveira Soares, do Labomar;

4. gestora da UC, Izaura Lila Lima Ribeiro;

5. orientadora da Célula de Diversidade Biológica (Cedib/Cobio/SEMA), Andréa Moreira;

6. bolsista do Programa Cientista Chefe Meio Ambiente Sema/Semace/Funcap, Matheus Martins Fernandes;

7. mergulhador Marcus Davis Andrade Braga.

SERVIÇO

Solenidade de Inauguração da Sede do Parque Estadual Marinho  da Pedra da Risca do Meio

Dia: 7 de dezembro de 2022 (quarta-feira)

Hora: 9h

Local: Área Adahil Barreto, do Parque Estadual do Cocó

Endereço: Rua Major Virgílio Borba, 177 – Dionísio Torres)