Sábado (3), tem Feira Agroecológica na Área Adahil Barreto do Parque Cocó

1 de dezembro de 2022 - 16:12


Um dos principais fatores para manter nosso organismo em perfeito funcionamento é ter uma alimentação saudável. Então, não pense duas vezes e visite neste sábado (3), Feira Agroecológica no Parque, na Área Adahil Barreto do Parque Estadual do Cocó. Ela começa cedinho, às 7h e segue até o meio dia. Uma realização da Fundação Cepema e da Rede Eco Ceará, a feira quinzenal conta com o apoio Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema); da Administração Prisional (SAP) e a do Desenvolvimento Agrário (SDA).

Para o titular, Artur Bruno, da SEMA, a Feira Agroecológica no Parque é uma experiência exitosa e que propõe aprofundar a discussão na cidade, sobre a alimentação saudável, livre de agrotóxicos e centrados nos valores e princípios da agroecologia e quem sabe, inspirar a sociedade na organização de um circuito de feiras orgânicas, na Capital. “ Com público diversificado, é uma opção para além da aquisição de alimentos livres de agrotóxicos e com preços acessíveis, que apresenta grande potencial de crescimento”, disse.

Dezenas de barracas

O presidente da Fundação Cepema, Adalberto Alencar, concorda e reforça a importância de promover uma feira que garante para a população produtos com origem garantida: orgânicos certificados, fresquinhos, direto do campo para a mesa do consumidor. “Com preços justos, a produção vem diretamente do Maciço do Baturité (Aratuba, Capistrano e Mulungu) e da Região Metropolitana de Fortaleza – RMF (Aratuba, Eusébio)”, explica. A feira reúne dezenas de bancas de agricultores familiares, artesãos e produtores da economia solidária que comercializam hortaliças, frutas, grãos, raízes, tubérculos, laticínios, mel, geleias, sucos, doces e artesanatos entre outros.

As mulheres da Cooperativa Prato Colorido, do Conjunto Palmeiras, também participam da Feira Agroecológica no Parque. Elas ficam a frente do espaço gastronômico, onde frequentadores podem comprar a preços módicos, pratos regionais saudáveis como cuscuz, cafés, saladas, bolos, pães. “A maioria produzidos com orgânicos oriundos da própria Feira”, explicou a agrônoma Viviane Monte, da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (Codes), da SEMA. Neste sábado a feira comercializa de produtos – orgânicos e artesanatos – provenientes da Unidade Prisional de Sobral e da Unidade Irmã Imelda Lima Pontes, em Aquiraz.

SERVIÇO
Feira Agroecológica do Parque na Área Adahil Barreto do Cocó
Dia: 3 de dezembro de 2022 (sábado)
Horário: de 7h às 12h
Local: Área Adahil Barreto, do Parque Estadual do Cocó
Endereço: Rua Major Virgílio Borba, 177, Dionísio Torres, Fortaleza – CE.