SEMA e CPMRS-SI realizam Curso de Formação de Educadores Ambientais, em Parambu

30 de novembro de 2022 - 07:59

A Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), em parceria com o Consórcio Público de Manejo dos Resíduos Sólidos do Sertão de Inhamuns CPMRS-SI, realizou a primeira etapa do Curso de Formação de Educadores Ambientais (120h), no período de 21 a 24/11, no Salão Paroquial São Pedro, em Parambu. O curso realizado pela Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social (Coeas/SEMA) teve como público-alvo, gestores e técnicos das prefeituras dos municípios de Parambu, Tauá, Arneiroz, Aiuaba e Quiterianópolis. Ao final, os participantes elaboraram projetos para implantação e implementação nos municípios integrantes do CPMRS-SI.

Educação Ambiental, Recursos Hídricos, Resíduos Sólidos, Agrotóxicos, Agroecologia, Sistemas Agroflorestais, Unidades de Conservação, Noções de Legislação e Licenciamento Ambiental, Consumo Consciente e Mudanças Climáticas foram os temas que fizeram parte do conteúdo programático do curso com carga horária de 120 horas. Na programação teve a exibição de um vídeo do projeto da Central Municipal de Reciclagem (CMR), estrutura que receberá o material da Coleta Seletiva de cada município, incluindo resíduos da construção civil e material de podas. Na aula de campo, os cursistas conheceram uma unidade agroflorestal com finalidade apícola e fornecimento de madeiráveis.

Para o Superintendente do CPMRS-SI, Nazareno Loiola, “a capacitação é importante, principalmente no que diz respeito à discussão sobre os processos de implantação da Coleta Seletiva nos municípios do Consórcio”. Jânio Gleidson, Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Parambu, ressaltou a parceria dos municípios Parambu, Tauá, Arneiroz, Aiuaba e Quiterianópolis com a SEMA na realização do Curso de Formação, que tratou de diversos temas da área ambiental. A capacitação foi realizada pelos Educadores Ambientais Genario Azevedo e Marina Silva, da Coeas/SEMA, com apoio logístico de Pedro Moreira.

Participaram da capacitação o Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Parambu, Jânio Gleidson Loiola Sena; a Presidente da Autarquia de Meio Ambiente de Quiterianópolis, Yara Maria Maia de Oliveira; o Superintendente do CPMRS-SI, Nazareno Carlos Loiola; técnicos do CPMRS-SI; a Coordenadora Regional do programa Agente Jovem Ambiental (AJA), região dos Inhamuns, Kátia Pedrosa; técnicos da SUPERMATA (Tauá); professores e professoras da CREDE 15; técnico da EMATERCE; membros de Comdemas e técnicos das secretarias dos municípios.