Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga se reúne no  Cocó para balanço do ano

30 de novembro de 2022 - 15:45

A secretária de Planejamento e Gestão, Maria Dias Cavalcante, da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), abriu, na manhã desta quarta-feira (30), no Centro de Referência do Parque Estadual do Cocó,  reunião do  Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga (CRBC). Ela agradeceu e enfatizou a importância do comitê, “instituído com o objetivo de promover a conservação da biodiversidade, o desenvolvimento sustentável e o conhecimento científico do Bioma”. Na pauta do encontro, um balanço das atividades do ano e os desafios colocados para 2023.

Também participaram da reunião, ocoordenador do Programa Cientista Chefe Meio Ambiente (SEMA/Semace/Funcap) professor Luiz Ernesto Arruda Bezerra e a advogada  e professora Tarin Mont’Alverne, coordenadora  do projeto Mudanças Climáticas, no contexto do Cientista Chefe. Na ocasião, a bolsista Mariana Gianiaki, do programa,  fez uma apresentação sobre  o “Processo de Construção do Plano Bioclima Ceará”. Durante o debate foi levantada a necessidade da interlocução com a Assembleia Legislativa para o fortalecimento do projeto.

Saiba mais

Também participaram do encontro representantes das seguintes instituições:  Embrapa;  IBAMA;  Secretarias do Desenvolvimento Agrário (SDA),  dos Recursos Hídricos(SRH), do Meio Ambiente (SEMA);  Sistema FIEC; Fundação Bernardo Feitosa e  Fundação Cepema. O Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga  foi instituído em 2004, por meio do Decreto  27.434 com o objetivo de promover a conservação da biodiversidade, o desenvolvimento sustentável e o conhecimento científico do Bioma Caatinga. O Comitê tem caráter consultivo e funciona como um órgão colegiado de apoio ao Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Caatinga (CNRBC).