SEMA participa do lançamento do Programa Várzea Alegre Carbono Zero

29 de novembro de 2022 - 16:17

O titular da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), Artur Bruno, participou nesta manhã (29), do lançamento do Programa Várzea Alegre Carbono Zero. O evento teve como objetivo aprofundar o debate sobre o tema, no âmbito local. De acordo com o Prefeito Zé Helder, o programa é resultado da composição do Consórcio Regional de Resíduos da sua região, que reúne nove municípios e é presidido por ele. “A política implementada nos consórcios nos deu a condição de realizar o que estamos realizando em termos de prevenção de impactos ao meio ambiente”, disse.

Na ocasião, o gestor municipal informou que a CMR – Centra Municipal de Resíduos já está construída, que cerca de oito meses foi disponibilizado um caminhão para a coleta seletiva domiciliar e que dos 22 catadores que trabalhavam no lixão da cidade já estão reunidos em uma associação. “Hoje, a nossa prioridade é o meio ambiente”, declarou. Várzea Alegre ficou classificado em oitavo lugar na certificação da SEMA, Selo Município Verde.

Secretário Artur Bruno destacou que dos 184 municípios do Ceará, 177 já estão consorciados, em 21 consórcios, o que comprova que essa política do consorciamento veio para ficar. “Os municípios sozinhos não têm condições de executar na íntegra, a política de resíduos sólidos, pois exige grandes investimentos e grandes parcerias. O consórcio é fundamental”, afirmou. Ele também destacou o exemplo de Várzea Alegre que recebeu o Selo Município Verde.

O secretário municipal do Meio Ambiento, J. Marcílio, fez uma apresentação sobre as ações da gestão, voltadas para a preservação dos recursos naturais e meio ambiente, no município. O evento contou com a participação do Prefeito Zé Helder, do Vice Dr. Fabricio, do secretários e parlamentares municipais, presidentes, superintendentes e integrantes de consórcios de resíduos sólidos, proprietários de terras, servidores,estudantes e integrantes do Programa Agente Jovem Ambiental.