Festival de orgânicos reúne chefs e produtores no Maciço de Baturité: secretário do Meio Ambiente do Ceará participa

28 de novembro de 2022 - 11:38

O Maciço de Baturité recebeu no último final de semana (25, 26 e 27) , o II Ceará Organic Food – Festival Internacional de Gastronomia Orgânica. Evento reuniu diversos segmentos da cadeia alimentar, tendo como tema central, Alimentação Escolar Saudável e Agricultura Familiar – Da Semente ao Prato. O evento é uma iniciativa da Fundação Cepema, Observatório Cearense da Cultura Alimentar (Occa), Instituto de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) – Campus Baturité e do Sebrae de Baturité.

O presidente da Cepema, Adalberto Alencar, abriu o Seminário Alimentação Saudável e Agricultura Familiar, atividade magna do II Ceará Organic. Ele afirmou que o festival. “é apenas uma desculpa para fazer coisas boas”. Para o diretor-geral do Campus, e anfitrião dos participantes, o professor Lourival Soares, o que antes parecia um sonho virou realidade. “Trazer o festival para o território de Baturité foi um desafio, como é muito grande o desafio de interiorizar as ações de cultura e pesquisa para o interior do Estado”, disse.

O titular Artur Bruno, da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), participou da abertura do evento e destacou o “absoluto sucesso” da Feira Agroecológica no Parque que acontece todas as manhãs de sábado na Área Adahil Barreto do Parque Estadual do Cocó. Ele defendeu a criação do circuito permanente de feiras no Ceará . “Temos condições de criar mais feiras agroecológicas e tenho certeza que o governador eleito Elmano de Freitas, pelo seu compromisso com os trabalhadores rurais, por sua luta pela reforma agrária e agricultura familiar, fará um grande governo”, declarou.

O Prefeito de Baturité, Hérberlh Freitas Cavalcante Mota, afirmou que Baturité vive um momento de desenvolvimento, com mais tecnologia, inovação e novas ideias, mas que também tem se empenhado para garantir uma melhor qualidade da merenda escolar. “Estamos usando cada vez mais alimentos saudáveis”, afirmou. Também presente ao evento os deputados estaduais Larissa Gaspar, Moisés Braz e Missias Bezerra, todos do Partido dos Trabalhadores; representantes da academia e profissionais da nutrição, gastronomia, agronomia, economistas, pesquisadores, gestores públicos, merendeiras, educadores, produtores, sindicatos, cooperativas e iniciativa privada.