SEMA participa da programação do Diálogos Ambientais 2022

25 de novembro de 2022 - 18:57

A secretária de Planejamento e Gestão Interna da SEMA, Maria Dias, foi expositora do Painel “Resíduos Sólidos: desafios atuais”, no Diálogos Ambientais 2022, na tarde desta sexta (25), no Centro de Referência do Parque Estadual do Cocó. Compuseram também a mesa Joselito Silveira, diretor de Política Ambiental da Agência Municipal de Meio Ambiente (AMA-Sobral) e o mediador Josbertini Clementino, sócio-diretor da Sinergia Consultoria e Projetos e Doutorando em Ciência Política pelo ISCSP/Universidade de Lisboa – Portugal. O evento tem apoio institucional da SEMA, SEUMA e AMA.

Em sua intervenção, Maria Dias traçou os avanços da política de resíduos sólidos do Estado, com foco nas ações patrocinadas pela SEMA. “Quando assumimos a Secretaria, em 2015, só havia 6 aterros operando. Os municípios tinham poucos habitantes e poucos recursos. Mudamos a tecnologia de enfrentamento do problema dos lixões, investimos na educação ambiental para mudança de comportamento, regionalizamos as ações e aprovamos a lei da Política Estadual de Resíduos Sólidos”, explicou.

Maria ressaltou a mudança de postura em relação à política de resíduos. “O primeiro passo foi ampliar os mecanismos de coleta seletiva, de forma a ir cada vez menos aos lixões. E oferecemos às cidades os Planos de Coletas Seletivas Múltiplas e os Planos Regionais de Gestão de Resíduos, além de criarmos mecanismos de apoio alternativos, como o Auxílio Catador”, lembrou. Os municípios, reunidos em consórcios, começaram a implantar suas Centrais de Resíduos. Hoje já são 171 municípios cearenses organizados em 21 consórcios.