Domingo (27) , no Cocó,  acontece mais um Ciclo de  Oficinas para interessados em Meliponicultura e Compostagem

24 de novembro de 2022 - 11:28

Para quem tem curiosidade  e quer  saber  um pouco sobre as abelhas sem ferrão e sobre compostagem, na manhã deste domingo (27),  no  Parque Estadual do Cocó, acontece  o Ciclo de Oficinas Sustentáveis sobre os temas Meliponário e Compostagem.  “Serão ofertadas ações de educação ambiental ao público visitante do Viveiro Aflorar”, informa a educadora ambiental do Cocó,  Maria Júlia. A iniciativa é uma realização da gestão da Unidade de Conservação (UC)  estadual, com o  apoio do Projeto Aflorar, do SESC; do Movimento Pró-Árvore; do Meliponário Parque Escola e da Transforme Serviços Verdes Consultoria.

Serão duas oficinas gratuitas, previstas para começar às 9h30 e terminar às 11h30.  “Os interessados poderão se inscrever de acordo com o horário de chegada ao local”, disse o biólogo Lucas Silva, da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA).   “O tema meliponicultura será ministrado pelo educador ambiental e meliponicultor, Joaquim Saldanha , coordenador do Projeto Meliponário Parque Escola. A oficina sobre Compostagem terá dois facilitadores, o gestor ambiental Rui Oliveira e a engenheira ambiental Lohany Boaventura, ambos da Transforme Consultoria”, explica.

Meliponário Parque escola

O  Meliponário Parque Escola é uma parceria público privada (PPP), que atua nas UCs,  parques estaduais Botânico  e  Cocó . “Promovemos cursos onde a população do entorno e público em geral tem conhecimento sobre as abelhas”, disse Saldanha. Em 2022, já foram realizados 16 cursos sobre abelha sem ferrão e minicursos de Manejo e Conservação de Colônias. O meliponicultor criou um método de atendimento e demonstração das abelhas por meio de caixas didáticas e abordagens diferenciadas para cada público.

Compostagem

A oficina Compostagem será dividade em duas etapas, começando com a parte teórica que vai tratar dos  princípios e fundamentos. Em seguida, os participantes vão ter a oportunidade de colocar a mão na massa e aprender na prática a desenvolver a sua própria compostagem. Durante a oficina será abordado os seguintes assuntos: tipos de compostagem e biodigestão; tipos de resíduos orgânicos; a relação carbono/nitrogênio, umidade e temperatura; manuseio do fertilizante líquido e a prática de peneirar o composto, entre outros.

SERVIÇO

Oficinas Sustentáveis – Meliponário e Compostagem

Parque Estadual do Cocó
Dia: Todos os domingos
Horário: de 7h às 12h
Endereço: Avenida Padre Antônio Tomás, S/N, Fortaleza.