SEMA participa do 1º Encontro de Educação Ambiental de Fortaleza e apresenta o programa AJA

21 de novembro de 2022 - 08:46

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema), participou neste sábado (19), no Cuca Pici, do 1º Encontro Municipal de Educação Ambiental de Fortaleza (EmeaFor). O orientador de Célula, Hermógenes Henrique, da Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social (Coeas), representou a SEMA. “Ele ministrou palestra sobre o sucesso do Programa Agente Jovem Ambiental – AJA como prática de Educação Ambiental”, disse o coordenador Ulisses Rolim, da Coeas.

Com o tema “Transmutar Natureza”, o evento contou com a participação de especialistas, articuladores sociais e educadores ambientais, para o compartilhamento de conhecimento e experiências. Além da participação de Hermógenes, como palestrante, a SEMA levou um grupo com cerca de 50 AJAs que atuam em Fortaleza. Para o titular, Artur Bruno, da SEMA, a presença dos jovens completou a participação da SEMA, no EmeaFor. “É mais uma oportunidade de estimular os AJAs como protagonistas juvenis no contexto do desenvolvimento sustentável local e global”, afirmou. Também presente ao evento, o coordenador dos AJAs Fortaleza, Ronyere Barbosa.

De acordo com a secretária, Luciana Lobo, da Seuma, o EmeaFor trata-se de um importante espaço para aproximar atores ambientais de Fortaleza e compartilhar ideias e experiências sobre o verde. “É mais uma ação desenvolvida pela Seuma que entra para o calendário ambiental da nossa cidade”, informou. O 1º Encontro Municipal de Educação Ambiental de Fortaleza é mais uma ação desenvolvida pela Seuma que reforça o compromisso da Prefeitura de Fortaleza com o verde, com foco na educação ambiental.

Sobre o Programa AJA

– O Estado do Ceará, por intermédio da Secretaria do Meio Ambiente – SEMA, através da Lei Estadual nº 17.383, de 11 de Janeiro de 2021, criou o Programa Jovem Ambiental, visando à seleção de 10 mil jovens em situação de vulnerabilidade social, residentes nos 184 municípios cearenses, para atuação em projetos socioambientais.

– Podem participar jovens na idade entre 15 (quinze) e 29 (vinte e nove) anos, matriculados ou que tenham concluído o ensino médio em escola pública do Estado do Ceará, integrantes de famílias cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais – CadÚnico. Saiba mais em: www.sema.ce.gov.br/projetos-e-produtos/programa-agente-jovem-ambiental/ .

– O jovem selecionado recebe os seguintes benefícios: – Auxílio mensal de R$ 200,00 – Curso de formação – Fardamento – Seguro-acidente – Certificados OBJETIVO: Estimular a participação de jovens em projetos sustentáveis, através da inclusão social e ambiental, viabilizando o desenvolvimento de suas competências e habilidades, ampliando as oportunidades de geração de renda e o protagonismo juvenil, focando na melhoria da qualidade de vida e na preservação do meio ambiente.