SEMA realiza Curso de Formação de Educadores Ambientais em Itapajé

16 de novembro de 2022 - 16:55

Com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Itapajé, a  SEMA, pro meio da Coeas, realizou a 2a Etapa do Curso de Formação de Educadores Ambientais (120h), nos dias 10 e 11/11, no auditório da Ematerce, em Itapajé. Na oportunidade, 28 cursistas receberam certificados, dentre eles técnicos municipais de diversas secretarias, técnicos da Ematerce, da Defesa Civil, estudantes e Agentes Jovens Ambientais (AJAs).

Foram debatidos temas como “Mudanças Climáticas”, “Ética e Cidadania” e realizada uma oficina de “Educomunicação”, como parte do conteúdo programático da 2a etapa do Curso. A capacitação foi realizada  pelos educadores ambientais Genário Azevedo e Marina Fernandes, com apoio de Pedro Moreira. No encerramento do Curso, os certificados foram entregues por Eli Cristina Gonçalves e João Batista Vasconcelos, do Departamento de Meio Ambiente daquele município.

Os cursistas apresentaram seus projetos, que estão em desenvolvimento no município. Destaques para os projetos ‘Educação Ambiental: Resíduos Sólidos nas repartições Públicas Municipais”, que tratou da implementação da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) nos órgãos da administração pública de Itapajé. Por sua vez, o “Projeto Horta Escolar” tem o objetivo de produzir verduras, legumes frescos e sadios, a baixo custo. O “Projeto Sustentabilidade Ecológica” tem como fim a sensibilização dos moradores locais em relação ao descarte correto do lixo, com visitas e roda de conversa.

Também chamaram atenção os projetos desenvolvidos pelos AJAs em relação às queimadas no entorno de Itapajé, que são ocasionadas pela combustão do lixo, ou pelos pequenos roçados. Na ocasião, o AJA Luís Maicon apresentou o projeto de mapeamento de 30 nascentes na Serra do Canta Galo, em São Mateus, em Serra Verde e Mato Grosso. “Recaatingamento do Ceará”, com umbu-cajá,  foi o projeto apresentado pelos técnicos da Ematerce de Itapajé. De acordo com os técnicos da Ematerce, plantando mil mudas de umbu-cajá no Ceará será possível obter uma renda de R$ 120 mil por safra. Pela proposta, serão usados a cajá, o umbu-cajá e demais frutíferas nativas do bioma Caatinga, como a ciriguela.