SEMA realiza curso de Formação de Educadores Ambientais em Catunda

14 de novembro de 2022 - 15:30

A SEMA, por meio da Coeas, realizou a 2a etapa do curso de Formação de Educadores Ambientais (120 h), em Catunda/CE, dias 8 e 9 de novembro, no Colégio São Zacarias, com apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. Na oportunidade, foram debatidos temas como “Mudanças Climáticas”, “Ética e Cidadania” e realizada uma oficina de Educomunicação, como parte do conteúdo programático. A capacitação foi realizada pelos educadores ambientais Genário Azevedo e Marina Fernandes, com apoio de Pedro Moreira.

A consultora Márcia Andrade falou da importância da coleta de eletroeletrônicos, uma vez que resíduos como equipamentos e componentes como computadores, monitores, celulares, pilhas e baterias e televisores possuem resíduos tóxicos como mercúrio, chumbo, fósforo e cádmio, que podem representar sérios riscos à saúde das pessoas e ao meio ambiente se não forem descartados adequadamente. No encerramento do Curso, aconteceu a solenidade de lançamento do Programa de Logística Reversa de Catunda – EcoEletro, que recebeu eletroeletrônicos para fins de reciclagem.

Participaram da solenidade de entrega dos certificados a 36 cursistas a prefeita municipal, Ravenna Lima; o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Avelino Viana; o secretário de Educação, Rondinele Rodrigues; a coordenadora Regional do AJA, Amanda Maroana; Andreia, representante da empresa Ecoeletro e o vereador Fernando do Bidico. “A formação de educadores ambientais é importante para o município de Catunda, que busca a Certificação Ambiental Selo Município Verde. Estamos concluindo a Central Municipal de Reciclagem e iremos implantar a coleta seletiva”, ressaltou a prefeita.