Complexo Ambiental Mirante do Caldas completa um ano

10 de novembro de 2022 - 16:38

A comemoração inclui programação gratuita neste fim de semana. O passeio no teleférico não será cobrado no domingo

O Complexo Ambiental Mirante do Caldas (CAMC) comemora, neste fim de semana, um ano de inauguração, que se completa no dia 13.11 (domingo), com uma programação festiva especial. O equipamento, do governo do Ceará, é gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), em parceria, por meio de Contrato de Gestão, com a Secretaria de Meio Ambiente do Ceará (SEMA). O titular da SEMA, Artur Bruno, que estará presente nas festividades, explica que “o objetivo é celebrar os excelentes resultados deste espaço público que reúne mirante, teleférico, borboletário, trilhas, Café (Casa Café) e o Centro de Interpretação Histórica e Ambiental. O Mirante se consolidou como um atrativo turístico e de educação ambiental”. O local é ainda palco para apresentações, shows e atividades formativas.

Como forma de agradecer e reforçar a parceria com a comunidade, parte das atividades de aniversário será em pontos diferentes do povoado Caldas, onde está localizado o CAMC, em Barbalha. São shows, Feira de Gastronomia, espetáculos cênicos e oficina sobre a memória afetiva e gastronômica do local (confira a lista completa ao final). Toda a programação comemorativa do fim de semana e o teleférico (apenas no domingo, das 9h30min às 17h30min) serão gratuitos.

As atividades ao longo deste primeiro ano promoveram a fruição e a formação, sobretudo, em cultura e meio ambiente. A proposta que fundamenta as ações e atividades é, principalmente, valorizar e promover a riqueza cultural e o patrimônio ambiental do Cariri, uma região estratégica, que recebe a influência de pelo menos três estados nordestinos. O público aderiu à ideia e a média foi de 4.182 visitantes por mês. Nos meses de férias escolares, registrou-se um incremento de 175% nesse número.

O Mirante do Caldas é um importante agente da candidatura da Chapada do Araripe a Patrimônio da Humanidade, junto à Unesco. O equipamento sediou, em julho deste ano, parte do Seminário “Chapada do Araripe como Patrimônio da Humanidade: Cultura e Natureza para o desenvolvimento da Região”. O evento contou com as presenças da governadora Izolda Cela, dos titulares das secretarias estaduais do Meio Ambiente (Sema), Artur Bruno, e da Cultura, Fabiano Piúba, da diretora-presidenta do Instituto Dragão do Mar (IDM), Rachel Gadelha, e representantes de outras importantes instituições que trabalham por essa chancela. A curadoria foi do consultor e ex-ministro da Cultura, Juca Ferreira.

*Programação de Aniversário
Gratuita e aberta ao público*

Sábado, 12 de novembro
14h – Espetáculo Histórias ao Contrário – Balneário do Caldas
16h – Espetáculo Partidas – Mirante / Flona
18h – Show Wesley Santana – Vila do Caldas
18h – Performance Ariar – Vila do Caldas
19h – Banda Trilhos – Vila do Caldas
20h30 – Sol na Macambira – Vila do Caldas
13.11 – Domingo
08h – Alvorada Festiva
Banda de Música Municipal de Barbalha
Rua Daniel Cordeiro
9h30min às 17h30min – Funcionamento gratuito do teleférico
(Sujeito à lotação)
9h30min – Visita Guiada/
Centro de Interpretação/ Mural Pintura Além da Paisagem
8h30min – Abertura Exposição 1 ano CAMC
10h às 12h – Música no Mirante
Daniel Medina
14h às 15h – Momento Institucional
Exibição do filme de um ano
Falas institucionais Sema/ CAMC/ IDM
Leonardo de Luna | Música no Mirante
15h – Coffee break| Corte do bolo
Grupos de Tradição | Povoado do Caldas subindo até o Mirante pelo Teleférico
16h – Cortejo cultural
18h30 às 22h – Celebração Musical e Feira Gastronômica
Povoado do Caldas
Guga Brito | Na Base da Chinela | Tiro Certeiro
CAMC
Oficina “A Receita de minha Avó. Comida e Memória da Comunidade do Caldas”.
19, 20, 26 e 27/11
Centro de Interpretação Histórica e Ambiental da Chapada do Araripe/ CAMC.

Mais informações:
Site e instagram do Complexo Ambiental Mirante do Caldas:
@mirantedocaldas