Entidades debatem criação do Movimento “Ceará sem lixo no mar”

3 de novembro de 2022 - 13:29

Na manhã desta quinta (3), no Cine Cocó, secretários do meio ambiente de Trairi, Amontada, Caucaia, Aracati, Beberibe, Icapuí e São Gonçalo do Amarante – alguns dos 23 municípios litorâneos do Estado -, juntamente com representantes de entidades ambientais – como Labomar, Verdeluz, Litter Less, Winds for Future, OAB, Rotary, Beach Park, entre outras – debateram uma agenda comum para desenvolver uma política de gerenciamento da costa cearense. “O objetivo é orientar e disciplinar o uso racional dos recursos naturais do nosso mar e da costa, além de combinar estratégias de limpeza do mar do Ceará”, explicou o titular da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA), Artur Bruno, promotora do evento, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (Codes), que tem à frente a técnica Luzilene Sabóia.

A ideia é lançar o Movimento “Ceará sem lixo no mar”, no dia 19 de novembro, a partir de um pacto assinado pelos municípios. Célio Fernando, secretário executivo da Casa Civil, ressaltou os avanços ambientais alcançados pelo Ceará, que é um dos estados que ganhará o título de “guardião do mar” (bluekeeper), além do trabalho referencial do atlas marinho, que já tem mais de 150 camadas de informações e deve chegar a mais de 170.

Versângela Duavi, técnica da Codes, falou dos projetos da SEMA, como o acompanhamento da implantação do projeto Orla nos municípios do litoral, o Zoneamento Ecológico-Econômico da Costa (ZEEC), a certificação Praia Limpa e a limpeza de praias, rios e lagoas

O professor Luís Ernesto, coordenador do programa Cientista Chefe Meio Ambiente, falou sobre os projetos desenvolvidos pelo programa, tais como o atlas marinho, as listas vermelhas de fauna e flora e planejamento marinho e costeiro. O professor Eduardo Lacerda, por sua vez, listou projetos específicos para o mar e costa: plano de contingência na zona costeira e marinha, planejamento espacial marinho, demarcação da linha de costa.

Gabriela Gomes, do Blue Keepers, explicou que como funciona a entidade, em parceria com instituições públicas e privadas. “A cada minuto, no mundo, é despejado no mar uma quantidade de lixo semelhante a uma carga de um caminhão de limpeza. Queremos trazer parceiros que cumpram tratados com metas a serem cumpridas até 2024”, afirmou. De forma virtual, Alexander Turra, também do Blue Keepers, reforçou que “a intenção principal é combater a poluição do plástico em rios e oceanos, de forma sistêmica e duradoura”.