Seplag e Sema inspecionam trilha ecológica do Cambeba

21 de outubro de 2022 - 08:40

O secretário do Meio Ambiente do Ceará, Artur Bruno, juntamente com o secretário executivo de Gestão da Seplag, Adriano Sarquis, realizaram uma visita técnica à Trilha Ecológica do Cambeba, no Centro Administrativo, na tarde dessa terça-feira (18). A Trilha do Cambeba, com 360 metros, e o Recanto Ecológico, com 160 metros, serão inaugurados no próximo dia 4 de novembro, conforme a programação da Semana do Servidor 2022.

Para o secretário Adriano Sarquis, o intuito do projeto da trilha ecológica é servir à comunidade e aos servidores que frequentam o Centro Administrativo. “Ter um ambiente mais agradável para fazer uma interação plena e saudável com a natureza é o nosso propósito. Sem dúvidas, será um equipamento diferenciado para o bem-estar físico e psicológico dos frequentadores”, afirma.

A trilha pertence a Unidade de Conservação do Cambeba, que corresponde a parte do território do Centro Administrativo, com uma área total de 11,1 hectares e perímetro de 2.184,87 metros, com vegetação de cerrado e tabuleiro, com espécies como timbaúba, torém, macaúba, jenipapo, dentre outras. Em 2015, o Ceará mantinha 23 UCs, devendo chegar a 42 até o final de 2022.

Segundo o secretário da Sema, Artur Bruno, a trilha ecológica do Cambeba é uma conquista para a população e servidores públicos estaduais. “A comunidade poderá usufruir de uma área de preservação próxima ao seu local de trabalho, reformada e com novos equipamentos. É mais um espaço que tem o objetivo de proporcionar o contato saudável das famílias com a natureza para atividades de educação ambiental, lazer e contemplação”, destaca.

Além das duas trilhas que serão inauguradas em novembro, mais uma com 370 metros está em fase de conclusão, com previsão de entrega para o primeiro semestre de 2023.

Dennis Moraes – Ascom Seplag