Programa Viva o Parque terá ações lembrando o Outubro Rosa

7 de outubro de 2022 - 09:35

 

No próximo domingo (9), o programa Viva o Parque, do governo do Ceará, terá suas atividades com atenção voltada para o Outubro Rosa. Na Tenda Principal, os professores Vandik Bastos e Patrícia Almeida farão um aulão conjunto, reforçando a importância do exame básico que é feito mediante o toque nos seios, mostrando este cuidado de uma forma diferente. O titular da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA), Artur Bruno, informa que, além disso, haverá medição de pressão arterial e uma minipalestra sobre o tema. “As equipes voltarão suas atividades para o Outubro Rosa. Todos vão receber um laço rosa e haverá ainda uma decoração especial voltada para este tema”, adiantou.

O programa Viva o Parque acontece nas Unidades de Conservação (UCs) estaduais, é uma opção gratuita de lazer para a família. Ele ocorre simultaneamente no Parque Estadual do Cocó, na Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) do Sítio Curió e na Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Maranguapinho. Em Caucaia, no Parque Estadual Botânico do Ceará. E no Crato, na Área de Relevante Interesse Ambiental (ARIE) Riacho da Matinha.

O Viva o Parque propicia ao cearense a oportunidade de reaproximar-se da natureza através de atividades de educação ambiental, práticas esportivas, lazer e recreação. Na programação tem yoga, tai chi chuan, biodança, zumba, dança de salão, aeróbica, massoterapia, slackline, recreação infantil com contação de história, brincadeiras tradicionais, oficinas, circuito de cross kids, cama elástica, parede de escalada, jogos de tabuleiro, beach tênis e outras mais.

Os visitantes do Cocó ainda têm a opção de navegar no rio que deu nome ao Parque. Tem passeio de barco no horário de 8h às 13h. O mais curto é de 20 minutos, tem outro de uma hora e dez minutos e um outro, de duas horas. Estes dois últimos passeios fazem uma parada de 20 minutos, ao lado da ponte da Sabiaguaba, para um “banho de rio”. Precisam de agendamento prévio pelo telefone: (85) 98527.8216.

No Crato, o projeto tem atraído pessoas de todos os municípios do Cariri e o destaque da programação são os jogos de tabuleiro. No Botânico, além de todas as atividades do Viva o Parque, o público prefere os pedalinhos no espelho d’água e os quiosques que proporcionam um ótimo lugar para um passeio em família. São 6 km de trilhas em meio à natureza. Na APA do Maranguapinho, facilitadores qualificados e com vivência em trabalhos voltados para a criançada vão coordenar as atividades. Na ARIE do Curió, tem muita música, dança de salão, aeróbica, zumba, além do slackline e brincadeiras populares e infantis.

SERVIÇO: Projeto Viva o Parque

Parque Estadual do Cocó
Dia: Todos os domingos
Horário: de 7h às 12h
Endereço: Avenida Padre Antônio Tomás, S/N, Fortaleza.

Parque Estadual Botânico do Ceará
Dia: Todos os domingos
Horário: de 9h às 12h
Endereço: CE 090, rodovia que dá acesso às praias de Icaraí, Tabuba, Cumbuco e Cauípe, em Caucaia.

ARIE do Sítio Curió
Dia: Todos os domingos
Horário: de 8h às 12h
Endereço: Av. Prof. José Arthur de Carvalho, s/n, em frente a Naturágua, na Lagoa Redonda, em Fortaleza.

APA do Rio Maranguapinho
Dia: Todos os domingos
Horário: de 8h às 12h
Endereço: Cruzamento das ruas Beira Rio e Monte Pascoal, no Canindezinho, próximo à EEEP Darcy Ribeiro, em Fortaleza.

ARIE Riacho da Matinha
Dia: Todos os domingos
Horário: de 8h às 12h
Endereço: Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcante-Crato