SEMA participa da I Conferência Regional do Consórcio Público de Manejo dos Resíduos na Ibiapaba

1 de julho de 2022 - 13:01

Na manhã desta sexta , primeiro de julho, a Câmara Municipal de São Benedito realizou, junto com a Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, a I Conferência Regional do Consórcio Público de Manejo dos Resíduos Sólidos da Serra da Ibiapaba (CPMRS – Ibiapaba) para debater as “Políticas Públicas de Gestão de Resíduos Sólidos e Consórcios Públicos”. Com o tema “Integrações e Soluções para o Fechamento dos Lixões”, o evento contou com as parcerias da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), da Associação das Gestões Ambientais Locais do Estado do Ceará (Agace) e do CPMRS – IBIAPABA.

O prefeito Saul Maciel, de São Benedito, explicou que a ideia é sensibilizar a sociedade e as autoridades municipais sobre a importância da necessidade da reciclagem dos resíduos sólidos. Ele citou o trabalho da SEMAque já entregou Planos de Coletas Seletivas Múltiplas a todos os municípios do Estado. “O Ceará possui cerca de 300 lixões que precisam ser desativados. Acredito que a melhor forma de fazê-lo é aprofundar o caminho da criação de consórcios públicos para que os municípios tenham efetividade em sua política de reciclagem e deem destinação correta aos seus resíduos”, afirmou Maciel que também preside o CPMRS – Ibiapaba.

Trabalho diferenciado

O técnico da SEMA, André Pereira, ressaltou que 170 dos 184 municípios já estão associados em 21 consórcios e que esta é uma política pública de Estado consolidada. “Precisa ser levada adiante, trata-se da forma mais viável para o fechamento gradual dos lixões, no Ceará”, disse. O diretor regional da Agace, Tiago Silva, ressaltou a importância das associações de catadores de materiais recicláveis. “A valorização desses agentes ambientais é fundamental para conseguirmos sucesso, eles fazem um trabalho diferenciado em relação à coleta de recicláveis”, destacou.

Também presente, o vice-presidente do Consórcio Público de Manejo dos Resíduos Sólidos da Serra da Ibiapaba , Adail Machado, prefeito de Guaraciaba. Os municípios de Carnaubal, Croatá, Guaraciaba do Norte, Ibiapina, São Benedito, Ubajara e Viçosa do Ceará integram o CPMRS – Ibiapaba.