SEMA promove capacitação sobre viveiros para técnicos de Maranguape e Pentecoste

30 de junho de 2022 - 12:53

A Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), por meio da gestão do Parque Estadual Botânico do Ceará (PEBC), promoveu a 3a Capacitação de Viveiristas Municipais. A bióloga Roberta Rocha e o viveirista Mauro Mariano, do PEBC , ministraram o treinamento ocorrido no último dia 28 de junho, no Viveiro do Botânico. Segundo Roberta, foram dois módulos sobre todas as etapas de produção de mudas de espécies nativas. “Por meio dos quais os participantes aprendem todo o processo que engloba coleta e beneficiamento, produção de sacos, substratos , semeadura, transplantio, plantio, cuidados diários e até questões administrativas relacionadas ao viveiro e a infraestrutura”, explica.

Com o objetivo de promover a formação de agentes multiplicadores, de maneira a contribuir com a restauração ecológica do estado do Ceará, foram capacitados 15 técnicos e viveiristas da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Semurb) de Maranguape e da Secretaria de Meio Ambiente e de Agricultora, do município de Pentecoste. O engenheiro ambiental, Antônio Marcos Falcão Júnior, da Célula do Meio Ambiente da Semurb, disse que a capacitação foi muito útil. “Gostei muito e vou multiplicar para os nossos colaboradores que não tiveram a oportunidade de participar do treinamento no Botânico”, afirmou.

Sobre o Parque Botânico

Criado pelo Decreto Estadual 24.216, o Parque Estadual Botânico está completando 25 anos de criação. Trata-se de uma UC de proteção integral, cujo ecossistema possui mata de tabuleiro, caatinga, cerrado e uma parte do manguezal. Sua estrutura conta com viveiro de produção de mudas, banco de germoplasma, auditório principal para 80 lugares e outro para 40 pessoas, museu do meio ambiente, xiloteca, meliponário, orquidário, biblioteca e horto de plantas medicinais.