No terceiro dia de Conferência dos Oceanos, Ceará afirma engajamento com o Pacto Global

29 de junho de 2022 - 15:47

Desde o dia 27 de junho, em Lisboa, delegações de mais de 130 países, governantes, representantes da Organização das Nações Unidas (ONU), da sociedade civil, do setor privado e cientistas estão participando da 2a Conferência dos Oceanos da ONU. Otitular Artur Bruno, da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), e o  secretário Célio Fernando Bezerra Melo, de Regionalização e Modernização Ceará, também estão participando e cumprem uma intensa agenda em eventos oficiais e paralelos. Durante  toda a semana da cimeira global,  todos estarãoreunidos e unidos por uma causa comum: reverter os danos causados nos oceanos e na vida marinha.

Nesta quarta, Bruno e a equipe do Programa do Cientista-chefe do Meio Ambiente  SEMA/Semace participaram de reunião com representantes do Pacto Global pelos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS 14ODS). Eles estiveram com o Prof. Alexandre Turra, da Universidade de São Paulo (USP), e  com o empresário e cofundador da Natura Cosméticos, Pedro Luiz  Barreiros Passos, membro doInstituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (IEDI) . Na ocasião, o titular  da SEMA afirmou que Ceará irá engajar-se para cumprir as metas dos ODS com o apoio das entidades que compõem o Pacto. “O Governo do estado estabeleceu uma série de parcerias para a Década dos Oceanos”, declarou.

ODS 14

A 2a Conferência está promovendo  uma série de soluções inovadoras de base científica, destinadas a lançar um novo capítulo na ação global para os oceanos. De acordo com a ONU, o encontro, coorganizado pelos governos de Portugal e do Quênia, “acontece num momento em que o mundo faz esforços para mobilizar, criar e promover soluções que permitam alcançar os 17 ODS antes de 2030”.  A 1a Conferência dos Oceanos aconteceuno período de 5 a 9 de junho de 2017, na sede das ONU, em Nova Iorque. Teve como objetivo, promover parcerias para a implementação do ODS 14 que tem metas sobre conservação de mares e oceanos e gerenciamento de recursos marinhos.

Pacto Global

Lançado em 2000 pelo então secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, o Pacto Global é uma chamada para as empresas alinharem suas estratégias e operações aos Dez Princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção e desenvolverem ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade. É hoje a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com mais de 16 mil participantes, entre empresas e organizações, distribuídos em 70 redes locais, que abrangem 160 países. (Fonte: pactoglobal.org.br)