Coordenadoria de Educação Ambiental forma educadores ambientais em Brejo Santo

28 de junho de 2022 - 15:46

Dando prosseguimento a série de encontros “Formação de Educadores Ambientais”, nos dias 22 e 23 de junho, o orientador, Milton Alves, da Célula de Articulação Social Coeas), da Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social (Coeas), da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), realizou a segunda etapa da capacitação. “Trinta e três participantes foram certificados”, disse o orientador.

O público-alvo da formação contou com representantes municipais do Consórcio Público de Manejo dos Resíduos Sólidos da Região do Cariri Oriental (CORES), integrado pelos municípios de Brejo Santo, Abaiara, Aurora, Mauriti, Barro, Pena Forte, Porteiras, Milagres e Jati, contou com a participação de secretários locais do Meio Ambiente, da Educação, com professores, alunos e com jovens do Programa AJA (Agente Jovem Ambiental).

De acordo com a programação, nesta segunda etapa da formação, foram contempladas as seguintes temáticas: Código Florestal, Mudanças Climáticas e Saneamento Ambiental, com foco em recursos hídricos, resíduos sólidos, e A3P. De acordo com o orientador, nesta etapa também, os cursistas apresentaram a execução dos planos de ação, previstos para apresentação no encerramento do curso, quando da certificação. Os nove planos apresentados tinham como foco a Logística Reversa de Pilhas e Baterias,

O ponto alto da capacitação foi uma aula de campo realizada na Pedra do Urubu. O local é um patrimônio cultural protegido por lei municipal. Segundo Alves, um local muito adequado para atividades socioecológicas por apresentar relevo ruiniforme e ecossistemas naturais preservados. “Foi uma oportunidade de resgatar a história Brejossantense, de envolver a todos com aspectos da cultura local e mostrar que a Educação Ambiental pode ser feita a partir do sentimento de pertencimento do território ao qual o sujeito está inserido”, disse.