Técnico da SEMA visita dois consórcios da Região Vale do Jaguaribe

27 de junho de 2022 - 15:44

O técnico André Pereira, da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (Codes), da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), no período de 22 a 25 de junho, realizou visitas ao Consórcio Vale do Jaguaribe 2 (Convale) e o Consórcio de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do Vale do Jaguaribe (CGIRS-VJ). A ação faz parte do processo de acompanhamento das atividades dos consórcios de gestão integrada de resíduos sólidos do estado do Ceará. “Pude verificar o avanço dos municípios consorciados, em especial a construção das centrais municipais de reciclagem e as de resíduos “, disse.

O técnico da Codes/SEMA visitou Jaguaribe, Jaguaretama, Jaguaribara e Pereiro, os quatro municípios consorciados que integram o Convale, e visitou Limoeiro, Russas e Morada Nova, três dos 13 municípios que integram o CGIRS-VJ. “Visitei três centrais municipais de reciclagem, nestes municípios”, relatou.

De acordo com André, as centrais de reciclagem dos municípios de Russas, Morada Nova e Limoeiro do Norte já estão funcionando. O Prefeito de Jaguaretama, Francisco Glairton Rabelo Cunha, e presidente do Convale, afirmou que o objetivo, até o final do ano, é finalizar a construção de todos os equipamentos da Central Municipal de Resíduos, dos consórcios da Região do Vale do Jaguaribe.

Saiba mais

A SEMA está incentivando a mudança de direcionamento da política estadual de resíduos sólidos, em “políticas pré-aterro”, ou seja, implementando ações para reduzir ao máximo o volume de resíduos que está sendo enterrado nos aterros sanitários ou nos mais de 300 lixões existentes no Ceará. A lógica é a seguinte: reduzindo o volume de resíduos a ser disposto nos aterros, menor será a área do aterro, menor o custo de instalação e manutenção e maior duração, pois só irá para o aterro sanitário o que não é mais possível de ser reutilizado ou reciclado (chamado rejeito).