Ação solidária troca mudas de plantas nativas por alimentos

24 de junho de 2022 - 14:57

No contexto do Junho Ambiental, a gestão do Parque Estadual Sítio Fundão em parceria com a empresa brasileira do setor calçadista, Grendene, ofereceu aos moradores do município de Crato, mudas de árvores nativas em troca de alimentos. De acordo com a gestora, Dágila Ramonita Ribeiro, da Unidade de Conservação (UC) estadual, o resultado foi bem positivo. “Em apenas dois dias, arrecadamos mais de meia tonelada, aproximadamente 600kg”, disse.

As doações foram feitas pelos colaboradores da fábrica. “Uma troca muito boa para o meio ambiente, com impacto social positivo para as famílias com vulnerabilidades”, afirma. O diretor da empresa, Nelson Rossi, acompanhou atentamente a campanha. “Os alimentos recolhidos serão destinados ao Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS), do Crato”, informou. As espécies disponíveis, entre ornamentais e frutíferas, fora: caju, ipê, pequi, oliveira, jaca, entre outras.

UC Sítio Fundão

Dona de uma área de 93,52 hectares, com fauna e flora nativa, representante dos biomas Caatinga e Cerrado, o Parque Estadual Sítio Fundão é uma UC de categoria Proteção Integral e onde é permitido atividades de educação ambiental, recreacionais e de pesquisa científica. Possui um pequeno cânion formado pelo rio Batateira, além de fazer parte do Geossítio Batateira, vinculado ao Geopark Araripe. Possui edificações históricas tombadas pela Secult: casa de taipa de andar, ruínas do velho engenho e a muralha em pedra e cal. Saiba mais sobre a UC: www.sema.ce.gov.br/gestao-de-ucs/ .