Sema inicia formação de educadores ambientais em Pacajus e em outros municípios

23 de junho de 2022 - 10:52

Durante essa semana, no período de 20 a 24, a Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) promove encontros para a formação de educadores ambientais, em Pacajus. De acordo com o educador ambiental, Milton Alves, da Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social (Coeas/SEMA), e ministrante da capacitação, nesta segunda-feira (20) ele realizou a primeira palestra do primeiro módulo de uma série de cinco encontros que acontecerão no decorrer do ano. “Nesta segunda-feira (20), realizamos a primeira palestra. De junho a novembro, estaremos em um município a cada mês”, disse.

Os encontros em Pacajus são em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, por meio do Coordenador de Escolar João Manoel, conta com um público alvo de 27 participantes: alunos do Comitê Estudantil Ambiental, docentes de ciências, formadores educacionais, pedagogas e coordenadores escolares. A metodologia é participativa, com diálogos e discussões sobre Educação Ambiental formal, aquela que acontece nas escolas. “ Vamos buscar resgatar princípios do Plano Estadual de Educação Ambiental (Peace), que é tornar os atores sociais cearense corresponsáveis pela disseminação da educação ambiental no Ceará”, explica Alves.

A programação da série de encontros traz as seguintes temáticas: Módulo I – Educação Ambiental e Projetos no Ambiente Escolar; Módulo II – Sociedade, Ética, cultura, Natureza e Cidadania; Módulo III – Saneamento Ambiental; Módulo IV – Legislação Ambiental e Módulo V – Mudanças Climáticas.