SEMA segue acompanhando o avanço da implementação dos Planos de Coletas Seletivas Múltiplas

22 de junho de 2022 - 16:59

SEMA segue acompanhando o avanço da implementação dos Planos de Coletas Seletivas Múltiplas
A Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) participou de reunião técnica com integrantes do Consórcio Associação Pública dos Municípios do Maciço de Baturité para o Saneamento Ambiental (AMSA). O encontro ocorrido no último dia 15 de junho, no município de Baturité, teve como objetivo dar continuidade ao acompanhamento, por parte da SEMA, da implantação da Política Estadual de Resíduos Sólidos e o Plano de Coleta Seletivas Múltiplas. Participaram do encontro o superintendente Jairo de Carvalho Castelo Branco e os técnicos Antônio Yasmim de Cristo Félix, Talvânio Medeiros dos Santos e Francisco de Assis Bezerra Junior.

A técnica também realizou uma vistoria na obra da Central Municipal de Resíduos (CMR), no município de Capistrano. “Verificamos o avanço da implementação dos Planos de Coletas Seletivas Múltiplas”, disse Reanata. Na ocasião da vistoria, Superintendente da AMSA destacou a importância do trabalho de acompanhamento por parte da SEMA, para a evolução da obra. “Só reforça o compromisso do consórcio no cumprimento das metas estabelecida no Plano de Coleta Seletivas Múltiplas e a cooperação técnica para o próximo passo que é a operação dessas unidades”, afirmou.

Saiba mais

A SEMA incentiva a mudança de direcionamento da Política Estadual de Resíduos Sólidos, em “políticas pré-aterro”, ou seja, implementando ações para reduzir ao máximo o volume de resíduos que está sendo enterrado nos aterros sanitários ou nos mais de 300 lixões existentes no Ceará. A lógica é a seguinte: reduzindo o volume de resíduos a ser disposto nos aterros, menor será a área do aterro, menor o custo de instalação e manutenção e maior duração, pois só irá para o aterro sanitário o que não é mais possível de ser reutilizado ou reciclado, o chamado rejeito.