III Tecendo Saberes discute o papel das mulheres na pesca

21 de junho de 2022 - 16:32

Nesta terça-feira (30),  na sede da Colônia de Pescadores Z-8, no bairro do Mucuripe, em Fortaleza, aconteceu mais uma edição do Encontro das Mulheres Pescadores do Ceará: Tecendo Saberes. O evento da Rede de Mulheres marisqueiras e pescadoras artesanais do Ceará, promove a valorização e difusão dos saberes e fazeres dessas mulheres, é uma realização da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), por meio da gestão da unidade de conservação (UC) estadual, Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio, com apoio do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi), do IFCE, Campus Paracuru.

De acordo com a gestora Izaura Lila, do Pemprim, participaram do III Encontro, marisqueiras e pescadoras artesanais do Ceará,  cerca de 70 mulheres, representantes de Fortaleza,  Paracuru, Sabiaguaba, Caucaia, Abreulândia.“Discutimos o papel da mulher na pesca, através de dinâmicas e compartilhando experiências. Encerramos o dia com uma vivência cheia de ritmos juninos e o Arraiá da Rede de Mulheres”, disse Izaura. Esta é a terceira edição do encontro que já aconteceu em novembro de 2019 e novembro de 2021 e  uma das atividades do projeto Botucatu

Botucatu

O projeto Botucatu  (termo tupi ybytukatu, que significa “bons ventos”) surgiu como resultado de rodas de conversas com os pescadores, marisqueiras e jovens, filhos de pescadores da Colônia de
Pescadores Z8 representados no conselho Gestor, sobre as necessidades de conexão com os
desafios de gestão do Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio. O objetivo do Botucatu é “unir a comunidade de pescadores artesanais e marisqueiras da Colônia, com a gestão do Pemprim. A ação surgiu no âmbito do projeto Áreas Marinhas e Costeiras Protegidas (GEF Mar).

Sobre o parque estadual

Criado em setembro de 1997, o Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio é um convite a um mergulho de rara beleza, temperatura de 27° C e rica biodiversidade, onde encontramos uma variedade expressiva da fauna marinha. Abriga populações de lagostas, peixes, tartarugas marinhas, golfinhos, corais e algas. A UC não apresenta ilhas ou qualquer outra forma de afloramento acima do nível do mar e sua profundidade varia entre 15 e 30 metros.