Na SMA 2022, SEMA realizou palestras em 8 municípios de 4 bacias hidrográficas

14 de junho de 2022 - 15:58

Na Semana do Meio Ambiente, no período de 5 a 12 de junho, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA), por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental (Coeas), o educador ambiental Genario Azevedo realizou palestras com o tema “Nascentes Preservadas, Água Garantida”, em oito municípios representativos de quatro bacias hidrográficas do Ceará.

Dia 6, a palestra foi realizada na EEEP Adriano Nobre, em Itapajé, município da bacia hidrográfica do Curu, para um público de 125  pessoas. Na abertura, estiveram presentes a prefeita municipal, Gorete Caetano;a chefe de gabinete, Raiane Costa;o Secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, José Airton Etelvino; o Coordenador de Preservação Ambiental; João Vasconcelos, a Chefe do Departamento de Meio Ambiente, Eli Cristina Fernandes; e a Coordenadora dos AJAs do Vale do Curu, Maria da Natividade.

No mesmo dia, no período da tarde, a palestra foi realizada no município de Uruburetama, situado na Bacia Hidrográfica do Litoral. O auditório da EEEP Maria Auday Vasconcelos Nery recebeu público estimado em 110 pessoas. A abertura da atividade  foi  prestigiada pelo Secretário de  Desenvolvimento Agrário, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Juviano Coelho; pela Secretária de Educação, Adrijane Chaves; pelo Secretário Adjunto da Educação, Manuel Hélio; pelo vereador Otávio Andrade; pela Coordenadora dos AJAs do Vale do Curu, Maria da Natividade, além de Agentes Jovens Ambientais (AJAs) e técnicos municipais.

Dia 07/06, no período da manhã, a palestra “Nascentes Preservadas, Água Garantida” foi realizada em Itapipoca, um dos 15 municípios que compõem a Bacia Hidrográfica do Litoral. O auditório do Centro de Educação Ambiental, do Instituto do Meio Ambiente do Município de Itapipoca (IMMI), recebeu um público de 39 pessoas, composto de técnicos do IMMI, da educação, agricultura,  Agente Jovens Ambientais (AJAs), jovens do Programa Jovem Aprendiz, Empresa B&Q, e a Coordenadora dos AJAs do Vale do Curu, Maria da Natividade.

No período da tarde, a EEMTI Carminha Vasconcelos, do Município de Morrinhos, pertencente à Bacia do Acaraú, recebeu a palestra tema da Semana do Meio Ambiente de 2022. Participaram da abertura o Secretário de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Jean Valdeir Araújo, a assessora Paulene Maria dos Santos Rocha, a representante do COMDEMA, Dávila Rebeca Ursulino e a  Coordenadora Regional dos AJAs – Litoral Norte, Conceição do Nascimento.

Dia 08/06, as palestras foram  realizadas em dois municípios pertencentes à Bacia Hidrográficas do Acaraú: Bela Cruz e Acaraú. Em Bela Cruz, a atividade foi realizada no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) , no período da manhã, com as presenças do Prefeito Municipal José Otacilio de Morais Neto (Netim Morais); e do Secretário Municipal de Meio Ambiente e Turismo, Alexandre Bessa Cavalcante. Participaram do evento 37 pessoas, dentre eles estudantes da EEEP Júlio França,  da EMTI Paulo Sarasate e Agentes Jovens Ambientais (AJAs).

Em Acaraú, a palestra“Nascentes Preservadas, Água Garantida” foi realizada no auditório da EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa, com as presenças de 90 pessoas, notadamente professores, estudantes da  EEEP  Marta Giffoni, AJAs e técnicos municipais. A abertura contou com a presença do Secretário de Meio Ambiente, Tércio Dantas Tavares.

Encerrando o circuito de  palestras da Semana do Meio Ambiente, no junho ambiental, a SEMA, por meio da  Coeas e do gestor da Apa da Lagoa de Jijoca, Clóvis Lima,  realizou palestra em Jijoca de Jericoacoara, dia 09/06, no período da manhã, na Câmara Municipal, com público de 43 pessoas, formado por estudantes, técnicos e AJAs. Participaram da atividade o Secretário de Meio Ambiente, Juscelino Vasconcelos Da Mota, e o representante da Secretaria de Educação, Cid-Nei Vasconcelos.

No período da tarde,no Centro Vocacional Tecnológico ( CVT), no Município de Granja, Bacia do Coreaú, foi encerrando o circuito de  palestras da Semana do Meio Ambiente, no junho ambiental. Participaram da atividade os estudantes da EEEP Guilherme Telles Gouveia – Escola Agrícola, professores,  AJAs, técnicos municipais e o representante da Paróquia de São José, totalizando 56 pessoas. Participaram da abertura a Zootecnista da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário, Pesca e Sustentabilidade Ambiental (SDADSA), Ariana Martins de Assis; a Zootecnista,  Professora e Coordenadora do Curso Técnico em Agropecuária, Daniele Alves de Farias; e a Professora e Coordenadora do Curso Técnico em Aquicultura, Engenheira Agrônoma Shirley Silva Thé Freitas Batista.