Viva o Parque faz sua estreia no Cariri

12 de junho de 2022 - 11:22

A Semana do Meio Ambiente foi encerrada neste domingo, dia 12 junho, com a chegada do Viva o Parque ao Cariri. O projeto, do Governo do Ceará, funcionará sempre aos domingos, de 8h ao meio-dia, no Parque de Exposição do Crato, onde se localiza a Área de Relevante Interesse Ambiental (ARIE) Riacho da Matinha.
No lançamento do projeto, no início da manhã, estiveram presentes o titular da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA), Artur Bruno; o prefeito do Crato, José Ailton Brasil; o coordenador de Educação Ambiental da SEMA, Ulisses Rolim; a gestora da ARIE, Dágila Ramonita, o secretário de Urbanismo e Meio Ambiente do Crato, George Borges; além de vereadores do município.

Borges deixou claro que o Parque de Exposições é um “patrimônio do povo do Crato e que o Viva o Parque terá muito sucesso por ocupar o espaço”. Por sua vez, Dágila reforçou que o Crato é a primeira cidade do interior do Ceará a receber o projeto e ressaltou o apoio da prefeitura municipal. O prefeito José Ailton agradeceu o governo do Ceará e apostou no sucesso do projeto. “Este é um projeto que será abraçado pelas famílias cratenses e de todo Cariri. Vamos divulgar intensamente esta nova opção gratuita de lazer”. Em sua fala, Bruno explicou que, para que o projeto Viva o Parque fosse instalado, foi fundamental a criação da ARIE do Riacho da Matinha. “Agradeço o envolvimento da prefeito do Crato e da população neste projeto. Aqui teremos atividades de lazer, esporte, cultura, contemplação e educação ambiental. Tudo para que as famílias usufruam de um espaço saudável, junto à natureza”.

O Viva o Parque do Crato deve deve reunir milhares de famílias nos finais de semana, à semelhança do que já ocorre na Região Metropolitana de Fortaleza. O Viva o Parque é sucesso há 5 anos na capital – onde ocorre no Parque do Cocó, Floresta do Curió e APA do Maranguapinho – e Caucaia – no Parque Botânico –, sempre aos domingos pela manhã. As atividades são gratuitas e reúnem zumba, aeróbica, dança de salão, massoterapia, brincadeiras tradicionais, jogos coletivos, palhaços, parede de escalada, slack line, yoga, tai chi shuan, oficinas de educação ambiental, beach tênis, altinha, futevôlei, jogos de tabuleiro.

Ulisses Rolim, coordenador de Educação Ambiental da SEMA, ressaltou as atividades de educação ambiental. “Além da distribuição de mudas, teremos sempre oficinas de reciclagem de resíduos sólidos e sobre plantação de mudas”, explica. Neste início, o Viva o Parque Cariri funcionará dois domingos seguidos – 12 e 19 de junho –, depois parará por conta da EXPOCRATO, retornando em seguida, para perfazer um total de 50 domingos consecutivos.

Galeria de fotos: