Projeto Viva o Parque chega ao Cariri neste domingo, dia 12

9 de junho de 2022 - 16:40

O encerramento da Semana do Meio Ambiente, dia 12 junho, será pontuado pela chegada do projeto Viva o Parque ao Cariri. O Viva o Parque, do Governo do Ceará, fará sua estreia no Parque de Exposição do Crato, onde funciona a Área de Relevante Interesse Ambiental (ARIE) Riacho da Matinha, sempre aos domingos, de 8h às 12h.

“Com atividades de esporte, lazer e educação ambiental, o Viva o Parque do Crato deve reunir milhares de famílias nos finais de semana, à semelhança do que já ocorre na Região Metropolitana de Fortaleza”, aposta Artur Bruno, titular da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA), que coordena o projeto. O Viva o Parque é sucesso há 5 anos em Fortaleza – onde ocorre no Parque do Cocó, Floresta do Curió e APA do Maranguapinho – e Caucaia – no Parque Botânico –, sempre aos domingos pela manhã.

“É o principal e mais longevo projeto de Educação Ambiental em Unidades de Conservação do Ceará”, explica Ulisses Rolim, coordenador de Educação Ambiental da SEMA. As atividades são gratuitas e reúnem zumba, aeróbica, dança de salão, massoterapia, brincadeiras tradicionais, jogos coletivos, palhaços, parede de escalada, slack line, yoga, tai chi shuan, oficinas de educação ambiental, beach tênis, altinha, futevôlei, jogos de tabuleiro.

Neste início, o Viva o Parque Cariri funcionará dois domingos seguidos – 12 e 19 de junho –, depois pararápor conta da EXPOCRATO, retornando em seguida, para perfazer um total de 50 domingos consecutivos.

Viva o Parque prossegue normalmente nas demais Unidades de Conservação

Além do Cariri, o Viva o Parque ocorrerá neste domingo, normalmente, em mais quatro UCs estaduais: Parque Estadual do Cocó – único local com passeio de barco, que precisa ser agendado pelo fone (85)98527.8216, e o arvorismo, que também pode ser praticado aos sábados –; Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) do Sítio Curió; e na Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Maranguapinho, em Fortaleza, e no Parque Estadual Botânico do Ceará, em Caucaia.

SERVIÇO: Projeto Viva o Parque

Parque Estadual do Cocó
Dia: Todos os domingos
Horário: de 7h às 12h
Endereço: Avenida Padre Antônio Tomás, S/N, Fortaleza.

Parque Estadual Botânico do Ceará
Dia: Todos os domingos
Horário: de 9h às 12h
Endereço: CE 090, rodovia que dá acesso às praias de Icaraí, Tabuba, Cumbuco e Cauípe, em Caucaia.

ARIE do Sítio Curió
Dia: Todos os domingos
Horário: de 8h às 12h
Endereço: Av. Prof. José Arthur de Carvalho, s/n, em frente a Naturágua, na Lagoa Redonda, em Fortaleza.

ARIE Riacho da Matinha

Dia: Todos os domingos
Horário: de 8h às 12h

Endereço: Parque de Exposição do Crato.