“Nascentes preservadas, Água garantida”: Junho Ambiental começa neste domingo

1 de junho de 2022 - 13:01

Corrida e solenidade marcam os 5 anos da regulamentação do Parque do Cocó

Lançamento do Movimento “AME o Cocó”: o sonho de despoluir o rio

Neste domingo, 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, o governo do Ceará, por meio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA), no Parque Estadual do Cocó (Av. Padre Antônio Tomás, S/N), realizará a abertura do Semana do Meio Ambiente, com o tema “Nascentes preservadas, Água garantida”, que prossegue até dia 12, com eventos em 142 municípios, marcando o início das atividades do Junho Ambiental.

Logo no início da manhã, às 7h, ocorrerá a largada da 3a. Corrida do Cocó – que passou dois anos sem ser realizada por conta da pandemia – com percursos aproximados de 2Km e 5Km. A Corrida também tem cunho social, uma vez que a inscrição dos participantes foi feita mediante a doação de uma lata de leite em pó de 400g. O total arrecadado será destinado ao Lar Amigos de Jesus.

Às 8h30, uma solenidade marcará os 5 anos de regulamentação do Parque Estadual do Cocó, com entrega da comenda “Amigos do Cocó” para a governadora Izolda Cela, o ex-governador Camilo Santana, a bióloga Cecília Licarião e o geógrafo Leonardo Borralho, além do jornalista Eliomar de Lima.

O titular da SEMA, Artur Bruno, adianta que haverá também o lançamento do movimento “Ame o Cocó” – para despoluição do rio – e do videomonitoramento daquela Unidade de Conservação, que contará com 35 câmeras. Durante toda a manhã do domingo, através do Projeto Viva o Parque, haverá ainda uma série de atividades de Educação Ambiental no Parque Estadual do Cocó.

Bruno também frisou que as atividades irão além da Semana do Meio Ambiente. “Estamos chamando de Junho Ambiental uma série de eventos que ocorrerão em 142 municípios”, explica. Ulisses Rolim, da Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social (Coeas/SEMA), informa que – principalmente durante a Semana do Meio Ambiente – se quer “promover a participação da população na preservação do patrimônio natural do país”. Por isso, participarão escolas, ONGs, 15 Unidades de Conservação estaduais, Agentes Jovens Ambientais (AJAs), instituições públicas e privadas, com destaque para a Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), e Batalhão de Policiamento de Meio Ambiente (BPMA).

Programa Viva o Parque chega ao Cariri dia 12

Nos municípios acontecerão palestras, rodas de conversa, passeios ciclísticos e de barco, blitze ecológicas, apresentações artístico-culturais, distribuição de material educativo, campanha nas rádios, oficinas educativas, aulas de campo, concursos de fotos e redações, trilhas ecológicas, distribuição e plantios de mudas, visita às nascentes, recuperação de mata ciliar, dentre outras.

O Encerramento da Semana, dia 12, será pontuado pela chegada do programa Viva o Parque ao Cariri. Sucesso há 5 anos em Fortaleza – onde ocorre no Parque do Cocó, Floresta do Curió e APA do Maranguapinho – e Caucaia – no Parque Botânico –, o programa Viva o Parque, do Governo do Ceará, fará sua estreia no Parque de Exposição do Crato, onde se localiza a Área de Relevante Interesse Ambiental (ARIE) da Matinha, sempre aos domingos, de 8h às 12h. “Com atividades de esporte, lazer e educação ambiental, o Viva o Parque do Crato deve reunir milhares de famílias nos finais de semana, à semelhança do que já ocorre na Região Metropolitana de Fortaleza”, aposta Bruno.

25 anos do Parque Estadual Botânico serão celebrados dia 19

No dia 19, prosseguindo a programação do Junho Ambiental, haverá a inauguração das obras de requalificação do Parque Estadual Botânico, que está completando 25 anos. As reformas abrangeram o pátio de compostagem, centro de germoplasma, casa de germinação, oficina, pista acessível, irrigação dos viveiros de mudas, estufa, manutenção da praça com acessibilidade, brinquedopraça, academia ao ar livre – em parceria com a Unimed –, urbanização e paisagismo do portal de entrada, manutenção das instalações elétricas, urbanização e paisagismo de três rotatórias com caramanchões de madeira. Também serão homenageados com o título de “Amigos do Botânico” a governadora Izolda Cela e o ex-governador Camilo Santana, dentre outras autoridades, em solenidade que ocorrerá no auditório do Parque, às 9h.

Saiba mais

A Semana do Meio Ambiente, instituída oficialmente pelo Decreto Nº 86.028, de 27 de maio de 1981, tem como finalidade “promover a participação da comunidade nacional na preservação do patrimônio natural do país”. Esse evento é realizado anualmente, na primeira semana do mês de junho, quando se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, dia 5 de junho. A data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia. A Lei Estadual no 17.227/2020 estabelece o mês de Junho como Junho Ambiental.

 

Confira a programação dos municípios

Confira a programação das unidades de conservação

Confira a programação das instituições (Cogerh e BPMA)