AJAs participam da vivência “Um dia no Viveiro”, na Área Adahil Barreto, no Cocó

26 de maio de 2022 - 12:32

Dentro da programação da Semana da Biodiversidade  2022, aconteceu na manhã desta quarta-feira, dia 25, no Viveiro da Área Adahil Barreto,  Parque Estadual do Cocó , a vivência “Um dia no Viveiro”. De acordo com o técnico, Lucas Silva, da Célula de Políticas de Flora (Ceflor), da Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio) da Secretaria do Meio Ambiente  (SEMA),  participaram da atividade,  93 jovens de todas as regionais de Fortaleza, que integram o  Programa  Agente Jovem Ambiental (AJA). “Entre eles, muitos  jovens que já executam projetos de produção de mudas e plantios em suas comunidades”,  explicou. A atividade foi planejada e realizada   pela gestão do viveiro, com o apoio da Ceflor/Cobio.

Durante a vivência assuntos como os princípios básicos em produção de mudas, a seleção adequada de espécies para arborização urbana,  projetos de recuperação de áreas degradadas – incluindo uma breve explanação sobre a nocividade de espécies vegetais exóticas invasoras e a importância da valorização das espécies vegetais nativas -, a coleta de sementes: extração e beneficiamento de sementes, secagem, armazenamento, a quebra de dormência e semeadura direta e indireta. Passada a etapa de introdução do tema, os participantes foram convidados para realizar uma caminhada, e por meio desta atividade conhecer as árvores nativas que integram o Complexo Vegetacional da Zona Litorânea, no qual está inserido o Viveiro.