Grupo gestor do Plano ABC, no Ceará, vai se reunir e planejar novas estratégias

23 de maio de 2022 - 14:35

O Grupo Gestor Estadual – Plano ABC (GEE -CE) se reúne na manhã do dia 27 de maio, sexta-feira, no Centro de Referência, do Parque Estadual do Cocó – Cine Cocó. De acordo com o titular Artur Bruno, da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), do Governo do Ceará, o “objetivo do encontro é rever a composição do GGE – CE e discutir estratégias de revisão Plano ABC/Plano ABC+”. A abertura da reunião está prevista para 9h, com a apresentação de todos os presentes e em seguida o Prof° Marcos Vinicius Assunção, da Coordenadoria de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Codaf), da Secretaria do Desenvolvimento Agrário/Coordenadoria de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (SDA) vai proferir palestra.

De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o Plano ABC é uma política pública composta de um conjunto de ações que visam promover a ampliação da adoção de algumas tecnologias sustentáveis com alto potencial de mitigação das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e combate ao Aquecimento Global, no setor agropecuário. É composto por sete programas, seis deles referentes às tecnologias de mitigação, e ainda um último programa com ações de adaptação às mudanças climáticas: Recuperação de Pastagens Degradadas; Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF) e Sistemas Agroflorestais (SAFs); Sistema Plantio Direto (SPD); Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN); Florestas Plantadas; Tratamento de Dejetos Animais; e Adaptação às Mudanças Climáticas.

Mudanças Climáticas

A técnica, Viviane Gomes, da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (Codes/SEMA), fez questão de destacar que, “como não poderia deixar de ser,” a programação contempla o tema Mudanças Climáticas. A professora Tarin Frota Mont’Alverne, da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC) vai falar sobre “Estratégias de Resiliência à Mudança do Clima do Estado do Ceará: Inovação das Politicas Públicas Estaduais de Adaptação e Mitigação dos Impactos Climáticos”, disse. O Presidente da Funceme, Eduardo Sávio, encerra o encontro do GEE-CE apresentando o “Projeto Sertões: sustentabilidade e resiliência hídrica e territorial nos sertões nordestinos”.

De acordo com a técnica da Codes, já confirmaram presenças, representantes do Superintendência Federal da Agricultura, no Ceará, do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), do Sistema OCB e da UFC/CCA, entre outros. “Espera-se com o encontro, o fortalecimento do GEE, agora sob a Coordenação da SEMA, na perspectiva de construção coletiva do Plano ABC + Ceará.